A tecnologia como aliada na Gestão de Pessoas
Cada dia mais as organizações vêm buscando diferenciais que tragam mais competitividade aos seus produtos e serviços, garantindo participação de mercado e a perenidade de marca. A equação que os gestores precisam resolver para alcançar este nível de competitividade tem diversas variáveis, mas, principalmente em tempos de Administração Sistêmica, onde o imperativo é a administração do trabalho dentro de um ambiente altamente tecnológico, interativo e competitivo, o fator humano é a principal variante.
Por isso, desenvolver e manter um quadro de pessoal repleto de talentos motivados, com alto fator de desempenho e comprometidos com a Missão, Visão, Valores e Estratégia de suas organizações, atuando e interagindo por completo com toda a cultura organizacional, é sempre um fator de competitividade que, na maioria das vezes, resulta em maior rentabilidade para estas companhias. Mas colocar isso em prática não é fácil.
Neste cenário, a Gestão por Competências tem se destacado como o modelo de gestão de pessoas mais eficaz para isso, mas existem alguns pontos críticos. Ao estudar os motivos dos insucessos nas implantações de softwares para gestão de RH, constatamos fatores como:
• o custo com serviços de consultoria na formatação de todo o processo;
• a dificuldade de multiplicar internamente o modelo em virtude de seu teor e terminologia altamente técnica;
• a elevada subjetividade que carregam os processos de avaliação de pessoas, que muitas vezes pode levar o processo ao descrédito.
Tais fatores levam a grande maioria das soluções a se transformarem em elefantes brancos e inúteis nas organizações.
Para garantir o sucesso desses projetos, as empresas devem buscar fornecedoras que disponham de uma solução que conduza o cliente a adotar as práticas mais eficazes da administração, de forma progressiva, auxiliando os gestores na elaboração das atividades mais nobres, apresentando metodologia simples e de fácil aplicação, que quebre os paradigmas de ser uma atividade de alto investimento e de requerer especialistas, desvendando as principais caixas pretas da Gestão por Competências.
A tecnologia deve proporcionar aos seus usuários condições de realizar a Gestão de Pessoas por Competências, Metas ou Fatores de maneira simples e eficaz, com a utilização de uma metodologia que desmistifica o mapeamento e a mensuração das competências, tornando todo processo uma atividade simples e agradável e, por estes motivos, possível.
Ricardo Knychala Segger, gerente de Produtos para a Área de RH da Sankhya
AGRADECIMENTOS > FONTE E CRÉDITOS > E-COMMERCE NEWS em convergecom.com.br/tiinside/services/07/07/2014/tecnologia-como-aliada-na-gestao-de-pessoas/?noticiario=SE&__akacao=1987047&__akcnt=3917f47a&__akvkey=8d0d&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=TI+INSIDE+Online+-+SERVICES+-+08%2F07%2F2014+07%3A41#.U7xxKUCFBQc
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.