1º Prêmio Ouvidorias Brasil
1º Prêmio Ouvidorias Brasil
Nasce o prêmio que reconhecerá as organizações públicas e privadas que, através de sua Ouvidoria, estão realizando um trabalho de qualidade e inspirando novos setores
O Prêmio de Ouvidorias Brasil faz parte de um projeto ambicioso denominado, "Revitalização das Ouvidorias no Brasil”. Este projeto nasceu em 2009, numa parceria entre a ABRAREC, ABO, PROCON SP e PRODESP.
O projeto começou com uma pesquisa nacional que mapeou as empresas que contam com um setor de ouvidoria, o que possibilitou a criação do Guia de Ouvidorias Brasil, pelo Grupo Padrão. Como segundo passo, a Revista Consumidor Moderno com o apoio da Associação Brasileira de Ouvidores – ABO e da Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente – ABRAREC realizam o Prêmio Ouvidorias Brasil.
“O propósito do Premio de Ouvidorias Brasil é reconhecer o trabalho sério e de qualidade das empresas que possuem em suas estruturas a instituição de Ouvidoria, fortalecendo o conceito e a missão das Ouvidorias”, explica Lúcia Farias, Ouvidora da Algar Tecnologia e VP do Comitê Setorial de Ouvidoria da ABRAREC.
Lúcia também afirma que as Ouvidorias têm se desenvolvido e amadurecido aqui no Brasil e que o país está construindo um modelo próprio de Ouvidoria. “Queremos reconhecer aquelas organizações públicas e privadas que estão fazendo um trabalho serio junto ao seu público alvo e a sociedade, agregando valor na relação empresa-cliente, empresa-colaborador, empresa-forneceder, empresa-instituições, etc. Temos muitos cases de sucesso aqui no Brasil”.
Pra ela o Prêmio de Ouvidorias Brasil, chega para reforçar o conceito de Ouvidoria, podendo ter um efeito inspirador para empresas que ainda não possuem este canal.
Para Hélio Ferreira, Ouvidor do Banco Central do Brasil, o lançamento de um prêmio como este representa uma forma de reconhecer os bons trabalhos desenvolvidos, bem como incentivar os profissionais do setor a se empenharem cada vez mais no sentido de fortalecer o instituto da Ouvidoria no Brasil. “É abrir o caminho para que as Ouvidorias possam ousar mais e não apenas manter-se no ‘feijão com arroz’”, afirma o Ouvidor.
“À medida que as Ouvidorias realizem um trabalho e que isso efetivamente seja percebido pelos cidadãos, não há dúvida de que o setor também passe a ser referencial em termos transparência e respeito ao cidadão, o que provavelmente contribuirá para a sustentabilidade dos negócios”, complementa Hélio.
Para o Ouvidor do Banco Central, este prêmio é mais que o início de uma nova etapa no processo de reconhecimento ao trabalho dos Ouvidores, é também “um instrumento capaz de conferir maior visibilidade às Ouvidorias, independentemente de sua natureza”.
Sobre a importância de se criar um prêmio como este, Lúcia diz que essa iniciativa será importante para reconhecer e valorizar as organizações públicas e privadas que trabalham com uma estrutura voltada para servir o cidadão. “Entendemos que este prêmio dará visibilidade a estas organizações o que será muito positivo para o eixo de Ouvidoria, já que uma Ouvidoria é também uma ferramenta para dar eco à voz do cidadão, por meio de um relacionamento transparente e respeitoso, possibilitando, inclusive, que o seu público contribua com o seu processo de melhoria contínua.”, analisa.
A cerimônia de premiação acontecerá em 05/09/2012 durante o Congresso Nacional das Relações Empresa-Cliente, CONAREC.
Poderão participar do prêmio todos os setores a nível nacional, desde que a organização inscrita tenha a instituição de Ouvidoria inserida em sua estrutura.
portalcallcenter.consumidormoderno.uol.com.br/gestao/melhores-praticas/1o-premio-ouvidorias-brasil/
Fonte e créditos: Portal Call Center
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