10 dicas de televendas que você precisa implementar em sua equipe
Você quer começar bem uma conversa? Veja algumas dicas de como começar o contato.
A estratégia é algo indispensável para que as ações de televendas sejam bem-sucedidas e os resultados sejam alcançados. Mas, a tarefa não é tão simples quanto parece. Os clientes dizem não em primeiro lugar. Por estudos, os clientes dizem até 4 “nãos” antes de efetivar a compra. Ócios do ofício.
Sem desespero! O problema não é com você nem com sua empresa. Ocorre com todos. É uma característica do cliente e não uma falha da empresa.
Nossa intenção aqui é sugerir alguns ajustes para mudar esse cenário e conseguir chamar a atenção do seu cliente já no início da conversa.
#1. Planeje com antecedência
Defina um objetivo principal para a sua chamada. Pergunte a si mesmo: “depois dessa chamada, qual é a atitude que eu gostaria que o usuário tomasse?”.
Feito isso, pense nas perguntas que sejam relevantes para o seu objetivo. Veja o motivo por que essas perguntas irão convencê-los a agir conforme você espera.
#2. Tente conhecer o seu futuro clienteSegure a ansiedade.
Não comece a vender logo de cara. Isto só vai diminuir sua motivação no trabalho.
A tendência é cristalizar um discurso e repeti-lo milhares de vezes. Não se esqueça de que cada cliente é um mundo próprio.
Se esforce para conhece-lo. Então, faça perguntas.
#3. Lide com os intermediários da maneira correta
Em grande parte, as pessoas que atendem o telefone não são os decisores. Pode ser uma esposa, um assistente, um funcionário, e etc.
Nunca subestime a importância dessas pessoas. São eles que determinam se você terá acesso à pessoa com quem quer falar. Então, fale com eles como se fossem prospects também.
#4. Convença que sua chamada é importante
Obviamente você tem uma razão válida para a ligação, mas não assuma que o intermediário está ciente disso.
Transmita informações importantes sobre o seu prospect, tais como: “ouvi dizer que o senhor fulano (decisor) está à procura de uma propriedade...”.
#5. Se você precisar deixar uma mensagem, faça ser interessante
O objetivo da mensagem deve ser o de despertar o interesse.
Lembre-se ainda que os prospects ocupados costumam ignorar uma pessoa de vendas que soa apenas como um vendedor. Suas chances de sucesso serão maiores se você convencer seu prospect que tem algo bom para eles.
#6. Comece com um gancho
Sua apresentação deve despertar imediatamente o interesse de seu prospect.
Você terá no máximo 15seg para captar a atenção dele. Então, simpatia, clareza e objetividade são fundamentais.
Seja interessante e simpático. Ninguém gosta de falar com pessoas sisudas, negativas e sem interesse no que está fazendo. Isso tudo aparece na entonação de sua voz.
#7. Faça seu prospect se sentir importante
Demonstre o quanto ele é importante prestando atenção às suas argumentações e respondendo adequadamente às suas perguntas.
#8. Use palavras não ameaçadoras
Palavras como “possivelmente”, “dependendo”, “pode ser”, e até mesmo “talvez” farão o seu prospect se sentir confortável com a conversa.
Essas palavras dão a impressão de que você se importa com o assunto.
#9. Verifique se suas informações são completas e precisas
Seu prospect não vai considera-lo como um vendedor com credibilidade se você gaguejar, demorar nas respostas, solicitar um minuto com frequência.
Domine o assunto sobre o qual vai falar.
#10. Saiba o que fazer com as respostas
Analise as respostas com o objetivo e foco na venda. Se ele informar que não possui interesse em seu contato pergunte o porquê?
Use as respostas a seu favor.
Se você implementar esse passo-a-passo e focar na estratégia de atendimento ao seu cliente de maneira educada e gentil, vai sentir uma grande diferença nos resultados.
Obviamente, nem sempre você vai poder fechar uma venda com todos os prospects, mas se você seguir o processo, certamente estará mais perto de um sim.
Televendas exige processo e estratégia. Essa é a maneira mais simples de conseguir um sim de seus potenciais clientes de maneira consistente.
Fonte e créditos > Contato efetivo em www.contatoefetivo.com.br
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