10 dicas úteis para as entrevistas de emprego

04/12/2011 14:30

Em uma entrevista de emprego o profissional deve saber se expressar de maneira clara, objetiva e direta. Dessa forma, o tempo disponível para falar sobre suas experiências e os conhecimentos técnicos na área será mais proveitoso. O diretor da HAYS, empresa de recrutamento, Rodrigo Vianna, selecionou 10 dicas para orientar o profissional que busca uma oportunidade ou recolocação no mercado de trablho.

1. No primeiro contato é importante comunicar-se visualmente com o entrevistador. Seja simpático, sorrir é com certeza um bom começo para uma entrevista;

2. Cuidado com jargões ou palavras de baixo calão. Lembre-se: o momento da entrevista é a oportunidade de construir a sua imagem profissional;

3. Erros gramaticais como concordância devem ser evitados, por isso, preste atenção na hora de expor as suas idéias;

4. Nunca fale em terceira pessoa, o entrevistado é você;

5. Não interrompa o entrevistador. Ouça a pergunta até o final para começar a falar sobre o assunto;

6. Prepare-se para perguntas chaves como: por que você mudou de empresa? Qual o feedback que você recebeu do seu chefe?

7. Mentira tem perna curta. Prefira sempre usar a transparência, mesmo em situações mais delicadas;

8. Busque informações relevantes e, caso tenha abertura, faça perguntas sobre o negócio com o entrevistador. Com essa atitude você pode ganhar pontos;

9. Fale com calma para que o entrevistador entenda com clareza os seus comentários;

10. Caso o entrevistador faça uma pergunta que não saiba responder, fale tudo o que você souber de forma clara e bem explicativa. Não seja prolixo na resposta, pois ele perceberá que você está por fora do tema.

 

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Fonte e créditos: Consumidor Moderno

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