25 erros que as empresas cometem nas redes sociais

23/05/2016 19:19

Fonte e créditos desta matéria extraída do site ABEMD em abemd.org.br/noticias/25-erros-que-as-empresas-cometem-nas-redes-sociais

Apesar de já parecer uma velha conhecida, a rede ainda é um território em processo de exploração, principalmente para as marcas, e é necessário ter cautela ao traçar estratégias para atuar no online. Segundo Camila Porto, especialista em marketing na internet, existem alguns erros recorrentes cometidos pelas empresas. Eis a seleção da profissional (incluindo alguns dos seus comentários: 

1- Achar que vender na web é fácil ("...é preciso encarar a venda online como um processo tão complexo quanto a venda física”); 

2- Não identificar oportunidades de negócio ("... é importante observar o que o público mais precisa no momento, como um aplicativo novo ou uma solução para um problema atual"); 

3- Achar que todo mundo vai comprar ("... mesmo um produto que pode ser comprado por todo mundo deve ser anunciado para um nicho específico”); 

4- Encarar como um “trabalho fácil”  ("...é preciso ter um fluxo de caixa, previsibilidade de receitas, entradas recorrentes e controle de gastos”); 

5- Acreditar nos antigos paradigmas de trabalho ("...é possível atuar de qualquer lugar");

 6- Manter-se apenas com um plano ("...como o mundo online está sempre mudando deve-se ter uma segunda opção na manga"); 

7- Deixar de lado o espírito empreendedor ("...é preciso aceitar riscos, e seguir com determinação, liderança, visão, coragem e competência”); 

8- Dedicar-se parcialmente ("... vender nas redes exige grande dedicação"); 

9- Investir demais ("...é melhor investir um pouco de forma bem planejada e para um público específico, do que colocar muito dinheiro para um público que não vai comprar seu produto ou serviço"); 

10- Investir de menos ("...se não acompanhar diariamente o andamento de todo anúncio, o esforço pode ser desperdiçado"); 

11- Ser ofensivo ("..é preciso se comunicar na linguagem do público e interagir sempre -- mas sem exagerar"); 

12- Ser falso ou pouco autêntico ("...autenticidade é primordial para a imagem de um produto nas redes"); 

13- Achar que anúncio é máquina de fazer dinheiro ("...é preciso ter uma estratégia e saber o que está fazendo"); 

14- Comunicar-se nas redes sociais diferente da “vida real” ("...não adianta agir de uma forma no Facebook e de outra maneira na loja"); 

15- Conhecer o público-alvo superficialmente (...é preciso ir mais fundo e saber dos desejos, medos, sonhos e necessidades que podem ser atendidas pela sua comunicação, e que vão além do produto em si”); 

16- Não se relacionar ("...nas redes, o relacionamento faz parte da venda, ninguém compra de uma empresa ou pessoa que não conhece"); 

17- Prender-se a apenas uma ou duas redes sociais ("...o ideal é ficar de olho nas tendências"); 

18- Fazer apenas “propaganda” ("..redes sociais não são vitrines,.é preciso construir uma boa relação"); 

19- Não responder aos comentários ("...uma rede social é feita para interagir com o público"); 

20- Achar que sabe de tudo sobre redes sociais (...elas estão sempre mudando, é preciso estar atento às novidades -- mudanças de regras dos anúncios, por exemplo"); 

21- Não usar Call to Action ("... todo anúncio precisa exigir alguma ação do público-alvo"); 

22- Trabalhar com imagens sem entender do assunto ("...imagem é um dos fatores mais importantes para o sucesso de uma marca nas redes sociais"); 

23- Fazer sempre as mesmas coisas ("...é importante variar as estratégias e o tipo de conteúdo"); 

24- Mentir e não dar ouvidos ao cliente ("...é importante falar sempre a verdade, mesmo que isso signifique dizer que você não sabe ou que a empresa errou"); 

25- Apenas fazer e não analisar os resultados (...é preciso fazer bem feito, e para isso é preciso analisar e pensar antes de simplesmente publicar"). 

Fonte: Adnews

 

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