3 erros em experiência do cliente que sua empresa deve evitar
Muitas empresas valorizam grandes investimentos em promoção e venda dos produtos, mas são raras as que trabalham a experiência do cliente como sendo algo primordial para a melhora dos negócios. Apesar disso, a experiência do cliente pode ser — e é — fator determinante para fechar vendas, não só a daquele cliente em especial como outras que podem vir a ocorrer.
Por isso, no post de hoje listamos os principais erros que a sua empresa deve evitar para promover a melhor experiência aos seus clientes. Continue lendo!
Entendendo a importância da experiência do cliente
A experiência pode impactar o seu negócio das mais diversas formas — desde um consumidor insatisfeito até a possibilidade de perder vários clientes. Isso acontece em grande parte porque atualmente as indicações têm um papel fundamental para as empresas, independentemente da área de atuação.
Os hábitos de consumo mudaram, e antes de adquirir qualquer produto ou contratar um serviço, o hábito de pesquisar online pela opinião de antigos clientes está aumentando a cada dia. Uma boa experiência do cliente vai trazer mais indicações e avaliações positivas, e por isso deve ser prioridade para a sua empresa.
Os erros mais comuns em experiência do cliente
1. Esquecer do pós-venda
O pós-venda é um assunto antigo, mas que poucas empresas estão trabalhando. É preciso traçar estratégias de ação pós-venda para garantir que o cliente seja bem atendido mesmo depois de concluir a compra do produto.
Um exemplo interessante de pós-venda é manter o contato com o cliente para saber se ele está sendo bem-sucedido no uso do produto ou serviço, além de, por exemplo, enviar informações relevantes que podem ajudá-lo a otimizar o uso do serviço contratado, garantindo sua satisfação.
2. Fazer uma venda baseada no interesse da empresa e não nas necessidades do cliente
Muitas empresas cometem esse erro primário: tentar vender para o cliente algo que eles querem, e não necessariamente o que o cliente precisa. Esse é um erro bobo, mas que tem um peso enorme, uma vez que comprar algo que não é, necessariamente, a solução dos seus problemas pode colocar o cliente em um momento frustrante — afinal, ele gastou mais dinheiro do que pretendia em algo que não lhe atende.
3. Ter uma equipe de atendimento despreparada
Outro erro bem comum é não ter uma equipe de atendimento preparada para responder as perguntas dos seus possíveis clientes. É fundamental que toda a equipe envolvida nos processos da empresa, desde a criação dos produtos até a venda, estejam alinhadas para garantir que todas as informações sejam passadas para o cliente quando necessário.
Infelizmente, ainda é comum encontrarmos equipes completamente despreparadas para responder as perguntas dos clientes. Isso diminui a confiança entre os dois lados, dificultando as vendas e reduzindo os números da empresa.
A experiência do cliente vai além da satisfação com o produto em si: ela é relacionada com o atendimento, o suporte e o treinamento da equipe envolvida no processo de venda. Para melhorar essa questão dentro do seu negócio, é preciso treinar a equipe e preparar todos os envolvidos para garantir que os clientes estejam satisfeitos antes, durante e após a venda de seus produtos ou serviços.
Gostou do conteúdo? Então curta a nossa página no Facebook e encontre novos artigos interessantes!
Escrito por: Equipe de conteúdo Vedette
Fonte e créditos : Blog Vedette em blog.vd7.com.br/3-erros-em-experiencia-do-cliente-que-sua-empresa-deve-evitar/
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.