46% dos superendividados atendidos pelo Programa do Procon-SP possuem curso superior
Desemprego e descontrole financeiro são os principais motivos
O Procon estadual de São Paulo, traçou o perfil dos consumidores que passaram pelo Programa de Apoio ao Superendividado – PAS, trabalho do Procon-SP em parceria com o Tribunal de Justiça, desde sua implantação, em outubro de 2012 até agosto de 2014.
O estudo indica que o descontrole financeiro (41%) e o desemprego (22%) são as principais causas que levaram estas pessoas a entrarem na condição de superendividado.
A faixa etária entre 31 e 40 anos é a que mais concentra consumidores (26%) e os que têm mais de 70 anos são os que menos procuraram o programa (2%). Quase metade destas pessoas possui nível superior ou acima (46% superior e 2%, pós-graduado).
A maior parte deles trabalha (68%), é casado (48%), do sexo masculino (52%) e declarou ter renda compreendida entre R$ 1 mil e R$ 2,9 mil (48%).
Foram analisados dados de 658 consumidores, em um universo de 1.592, que passaram por este atendimento. Veja aqui os dados completos.
Programa de Apoio ao Superendividado – PAS
É um trabalho conjunto do Núcleo de Tratamento do Superendividamento, da Fundação Procon-SP, e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
O objetivo é objetivo auxiliar os consumidores superendividados, orientando, educando e promovendo renegociação direta ou audiências de renegociação de dívidas com todos os seus credores, de forma amigável, de acordo com o orçamento familiar.
A pessoa é considerada superendividada quando a quantidade de dívidas vai além de sua renda mensal, mesmo que o consumidor não esteja negativado, e não consegue garantir sua subsistência básica (água, luz, alimentação, saúde, educação, transporte, entre outros).
Veja aqui mais informações sobre o PAS e como participar.
Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação
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