5 atitudes para que seus funcionários confiem em você

24/02/2015 17:32

Toda empresa deve primar pela confiança entre seus líderes e liderados se almeja o sucesso. Como descreve o artigo do portal Harvard Business Review, quando não há confiança entre o corpo de funcionário, a comunicação, o trabalho em equipe e o desempenho sofrem consequências.

Autora do artigo, Carolyn O’Hara afirma que funcionários são mais propensos a cumprir metas estabelecidas por um líder no qual confiam. Portanto, como gestor, você deve reforçar constantemente a sua confiabilidade. Veja como:

Seja transparente e honesto: compartilhe o máximo que puder sobre a saúde atual e os objetivos futuros da empresa. Caso contrário, você vai encontrar-se constantemente lutando contra a fábrica de boatos. Se há um vazio de informação, os trabalhadores vão preenchê-lo e eles vão sempre preenchê-lo com informações negativas. Parte de ser transparente envolve também ter a integridade para dizer a verdade, mesmo que isso signifique que você tenha que ser o portador de más notícias.

Incentive ao invés de comandar: os funcionários sabem a diferença entre receber ordens e receber incentivos. Um bom líder deve motivar sua equipe a fazer o que precisa ser feito. Quando os funcionários se sentem capacitados para ter sucesso e acreditam que os objetivos da empresa estão alinhados com os seus próprios, eles trabalham melhor. Além disso, as pessoas vão confiar em você se você confiar nelas.

Assuma a culpa, mas dê crédito: a melhor maneira de levar as pessoas a agirem bem é dar crédito. Isso reforça a sensação de elas estão trabalhando em direção a objetivos comuns, em vez de simplesmente cumprir uma agenda pessoal com o chefe. Em vez de lançar a culpa por demissões ou lucros baixos, saliente que é a empresa – e sua própria liderança – que precisam melhorar. Isso as regras usadas para você não são diferentes das que são aplicadas aos outros na organização.

Não tenha favoritos: se há uma maneira infalível para perder a confiança, é escolhendo favoritos na empresa. Sempre que há favoritismo, as pessoas percebem. Se você favorece sempre o(s) mesmo(s) funcionários tudo o mais que você faz para construir a confiança será prejudicado.

Mostre competência: se você não é bom no que faz, pode esquecer sobre como ganhar a confiança dos funcionários. Mesmo que todos gostem de você, você tem que ser competente para ser confiável. Isso significa uma atualização regular de suas habilidades. Deve-se também evitar ser um especialista em todas as coisas. Se você tiver a humildade de fazer perguntas e expressar uma vontade de aprender, mesmo sendo o gestor, você vai trabalhar de forma mais inteligente – e assim como seus funcionários. Afinal, nós podemos produzir muito mais aliando nossas experiências com um trabalho em equipe do que sozinhos.

Fonte: Hbr.org

FONTE E CRÉDITOS > ABÍLIO DINIZ em abiliodiniz.com.br/lideranca/lideranca/conquiste-confianca/

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