5 dicas matadoras para otimizar o seu atendimento ao cliente

23/01/2015 17:03

Não há como negar que um cliente satisfeito vale mais do que qualquer propaganda. É justamente por isso que as empresas devem investir na área de atendimento. Mesmo diante dessa eminente necessidade, é cada vez maior o índice de reclamações nos SACs e ouvidorias. As críticas mais frequentes se concentram no atendimento lento, ineficiência dos procedimentos e despreparo dos atendentes.
Para driblar esse tipo de problema e oferecer um atendimento solícito, ágil e eficiente, é preciso adotar algumas medidas. Pensando nisso, preparamos 5 dicas matadoras para otimizar o atendimento do seu SAC.

1. Capacite sua equipe
Uma equipe qualificada é sem dúvida um dos maiores trunfos de um SAC, afinal, é o operador/atendente o principal responsável por humanizar o atendimento, acalmar os clientes, esclarecer suas dúvidas e fechar bons negócios. Na hora de contratar esses profissionais, é necessário buscar pessoas comprometidas, éticas, comunicativas, responsáveis, gentis e educadas.
Mesmo que o recrutamento seja bem sucedido, você encontre profissionais competentes e com muito potencial, eles não estarão plenamente prontos. Sendo assim, invista em treinamento para que eles realizem os atendimentos com maestria e tenham habilidade para manusear as tecnologias do SAC. Outro ponto fundamental é que eles conheçam profundamente as políticas e o funcionamento da empresa. Esse fator fortalece a estratégia de atendimento.
2. Implante um SAC multicanal
Uma das principais tendências do setor de atendimento ao cliente consiste na implantação dos SACs multicanais, ou seja, na diversificação das formas de manter contato com a empresa. Vale destacar que o atendimento telefônico permanece sendo o canal de comunicação mais  buscado pelos consumidores, mas hoje em dia o autoatendimento Web, suporte via e-mail, chats online e atendimento através das mídias sociais também se configuram como excelentes opções.
Diversificar o atendimento torna o processo mais cômodo, ágil e acessível para o cliente, além de acelerar várias operações. Os SACs multicanais apresentam ainda a vantagem de possibilitarem o atendimento de clientes com perfis variados a qualquer hora.
3. Use tecnologia de qualidade no seu atendimento
A tecnologia é uma poderosa aliada no Serviço de Atendimento ao Consumidor - afinal, a depender dos equipamentos e softwares utilizados pelo SAC, os procedimentos tornam-se mais seguros, ágeis, simplificados e eficientes. As ferramentas tecnológicas permitem que as informações sejam acessadas de forma precisa e com total discrição, além de possibilitarem a integração com outros sistemas e a rápida atualização de dados.
Alguns exemplos de novos equipamentos são os servidores, sistemas de backup e linhas pabx, necessários para soluções instaladas de atendimento. Caso você opte por uma solução em nuvem, bastam apenas headsets e modens de internet.
Boas opções de softwares para auxiliá-lo na otimização do seu atendimento são os voltados para as áreas de Gerenciamento, Vendas, Cobrança, CRM, Central Telefônica, Gestão de Equipes, dentre outros. O mais recomendado é avaliar as necessidades e o porte da empresa para fazer a escolha acertada. Além disso, eles devem incluir a tela do agente com informações do cliente, recursos avançados de telefonia, gravação e armazenamento de chamadas, relatórios gerenciais, supervisão, qualificação de chamadas, geração automática de protocolo, entre outras funcionalidades.
4. Aposte no relacionamento
Uma ótima dica para melhorar o atendimento no SAC é apostar no Gerenciamento de Relacionamento com Clientes (CRM). Essa ferramenta é focada na fidelização dos consumidores por meio do conhecimento profundo do público-alvo, acesso ao histórico de atendimento e realização de ações customizadas de acordo com os desejos e necessidades dos clientes.
Cumpre salientar que os sistemas de CRM não se restringem à tecnologia. Na verdade trata-se de um conjunto de medidas que objetivam aproximar empresas e clientes, fortalecendo relacionamentos e gerando a satisfação do público-alvo.  
É importante criar vínculos duradouros com o cliente, por meio de ações humanizadas que fazem toda diferença no atendimento. Uma ótima estratégia nesse sentido é fazer um pós- venda eficiente, telefonar para o consumidor apresentando ofertas personalizadas, enviar um e-mail marketing personalizado ou um cartão de felicitações pelo aniversário. Chamar o cliente pelo nome também é fundamental para estreitar os laços e gerar simpatia.
5. Meça seus resultados
É impossível melhorar seu atendimento sem fazer um levantamento das ações que já foram elaboradas e analisar quais deram certo e quais não trouxeram retorno ao seu SAC. Baseando-se no estudo desses resultados você pode elaborar ações futuras, evitar cometer as mesmas falhas e dar continuidade aos processos que deram certo.
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Fonte e créditos: https://www.callix.com.br/?utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Fevereiro+2014 &utm_source=RD+Station#!5-dicas-matadoras-para-otimizar-o-seu-atendimento-ao- cliente/c1z4l/2D2D074C-0090-41DB-A257-DD3E7DBCEABB

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