5 perguntas difíceis que aparecem em entrevistas

05/05/2016 19:30

A entrevista de emprego amedronta milhares de pessoas anualmente e é a primeira impressão que o contratante terá de seu futuro funcionário. Além de seguir a estrutura básica que envolve toda entrevista de emprego, é preciso mais do que isso para passar à frente dos outros candidatos e conquistar a vaga desejada. Pensando nisso, a jobtonic.com.br separou as 5 dicas mais difíceis feitas em uma entrevista de emprego e como você deve reagir a elas.

 

1. Por que decidiu trabalhar conosco?

Embora essa pareça uma pergunta clichê e fácil de ser respondida, a grande maioria das pessoas responde de forma muito simplória e sem muita reflexão. Evite cair em clichês e tentar sempre mostrar que você pesquisou sobre a empresa antes de ir fazer a entrevista e pretende estar engajado em suas atividades, evitando apenas falar sobre motivos individuais ou dar respostas genéricas que servem para qualquer entrevista. Aponte também seus objetivos profissionais e seu plano de carreira na empresa, ressaltando o que você pretende trazer para a empresa e o que deseja desenvolver em si.

 

2. Quanto você deseja ganhar e por que?

Esta é outra pergunta que pega muita gente desprevenida. Se você acha que a resposta para essa pergunta se resume a dizer ‘’para pagar minhas contas’’ ou ‘’ajudar minha família’’ você acabar perdendo a vaga. Tente inovar dizendo que essa quantia implicará na geração de resultados e que você merece essa quantia pelo que pretende trazer para a empresa.

 

3. O que foi injusto em seu último trabalho?

Responder que não tinha nada fora do lugar e que você achava tudo muito justo pode fazer o entrevistador desconfiar de sua sinceridade, mesmo que você esteja falando a verdade, o que é raro neste caso, pois sempre tem alguma coisa que achamos injusto quando se trata de trabalho. Por outro lado, faça isso de forma positiva e evite ficar procurando por culpados. Enalteça que você tentou resolver o problema e faça uma conclusão positiva do assunto.

 

4. Do que você mais se orgulha em sua carreira?

A maioria dos candidatos é pego de surpresa por esta pergunta e, na hora, tentam bolar uma resposta que nem sempre é satisfatória. Nessa hora, deixe sua modéstia para trás e fale sobre suas conquistar e pontos fortes, mas evite soar arrogante demais e se colocar como um ser superior aos demais. É importante falar sobre seus pontos fortes e sua experiência merece ser valorizada, mas sem exagerar ou comparar-se com outros profissionais.

 

5. Por quanto tempo pretende ficar conosco?

Para esta pergunta, evite responder que não sabe ou que pretende ficar por pouco tempo até achar algo melhor. Isso desmotiva qualquer contratante a escolher você para o seu time. Opte por respostas como ‘’Isso vai depender de alguns fatores, mas pretendo ficar o tempo que for necessário e me esforçar para permanecer por muito tempo’’ e demonstre sua força de vontade e entusiasmo!

Por solicitação de Daniel Cunha - Jobtonic

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br