7 Dicas para a PME ter um SAC Excepcional
Muitos consumidores não estão sendo bem atendidos. E o pior: na maioria das vezes, você nem fica sabendo disso.
Imagine o potencial que a sua empresa pode alcançar se, além de oferecer bons produtos e serviços, também investir em um atendimento diferenciado através de um Serviço de Atendimento ao Consumidor bem estruturado.
Um bom SAC pode ser a solução para fidelizar clientes, construir a imagem da empresa, realizar pós-vendas eficientes e até vender mais. Descubra a seguir 7 dicas para oferecer um atendimento excepcional.
1. Tenha um SAC alinhado à sua marca
- É a coerência entre o que a marca promete e o que ela entrega que faz a diferença na percepção do consumidor. Para chegar lá, se atente aos seguintes pontos:
- Crie uma promessa de marca clara
- Divulgue sua promessa
- Tenha processos claros, mas flexíveis
2. Treine sua linha de frente
- Seu funcionário da linha de frente é o principal canal entre você e seu cliente. Por isso, é essencial investir em treinamentos constantes e provê-lo com todas as ferramentas necessárias para a realização do atendimento.
- Facilite o acesso à informação
- Ofereça produtos que entregam o que prometem
- Prepare-os com respostas a perguntas comuns
- Dê autonomia para que resolvam questões com agilidade
3. Aumente a moral de sua equipe
- A moral da equipe não é um custo, é um investimento. Isso porque ela vai, invariavelmente, trazer benefícios diretos para a sua empresa. Veja como deixar seu time mais feliz:
- Dê feedbacks constantes Organize sessões motivacionais Ouça sua equipe Ofereça compensações
4. Monitore as interações
- Você já treinou, motivou e ofereceu todo o ferramental necessário para sua equipe oferecer um atendimento ao cliente excepcional. Agora é hora de avaliar o resultado de seus esforços. Existem várias maneiras de fazer isso:
- Supervisione as interações ao vivo
- Examine relatórios
- Ouça gravações
- Faça pesquisas de pós atendimento
5. Avalie o comportamento da equipe
- Além dos relatórios quantitativos citados anteriormente, existem comportamentos que devem ser avaliadas individualmente em cada interação para garantir excelência no atendimento. Listamos abaixo algumas das mais importantes:
- Empatia
- Escuta ativa
- Conhecimento
- Clareza
- Capacitação
- Educação preventiva Prevenção
6. Seus clientes são sua melhor propaganda
Gente falando bem da sua empresa vale muito mais do que uma campanha de publicidade. Para descobrir o valor do marketing boca-a-boca na sua empresa, faça as perguntas abaixo para sua diretoria e compartilhe as respostas com a linha de frente. Qual percentual de novos consumidores é resultado de indicação? 1. O que podemos fazer para aprimorar cada momento da experiência do consumidor com a empresa? 2. Quanto gastamos para conseguir um novo cliente? Some nesta conta custos com marketing e vendas. 3. Quanto custaria para tornar toda a experiência de atendimento positivamente memorável para os consumidores? Com estas respostas, você pode ficar surpreso com o quanto você está perdendo por não priorizar o boca-a-boca como a maneira número um de captar novos clientes.
7. Aperfeiçoe seu SAC antes de investir em novos canais
Quando empresas investem em frentes novas, como redes sociais, sem estar preparadas, vemos uma realidade triste e cada vez mais comum no mundo empresarial: o consumidor percebe que, se colocar a boca no trombone, terá uma resposta muito mais ágil do que pelos canais comuns. Como não é bobo, da próxima vez ele vai ignorar os canais tradicionais e ir direto para as redes sociais, expondo problemas que poderiam ter sido resolvidos de forma mais discreta. Ou seja, um tiro no pé.
A única maneira de evitar este problema é oferecendo o mesmo alto nível de serviço nos canais tradicionais e nos novos.
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Fonte e créditos: Callix em https://www.callix.com.br/?utm_medium=email&utm_campaign=Newsletter+Fevereiro+2014 &utm_source=RD+Station#!7-Dicas-para-a-PME-ter-um-SAC-Excepcional/c1z4l/EC566DDF- 495F-467A-BEB7-58F6B6371663
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