8 dicas de como lidar com clientes conectados e exigentes

15/04/2016 22:20

O perfil do consumidor mudou muito nos últimos anos. Agora ele tem muito mais informações, mais opções de compra e está mais crítico. A internet possibilita que as pessoas se informem, opinem e comprem, e proporciona que as empresas concorram com outras localizadas nas diversas partes do mundo.

Diante desse cenário, como lidar com clientes cada vez mais exigentes? Essa é uma pergunta fundamental, pois pode determinar o sucesso ou o fracasso da sua empresa. Preparamos então esse post, com algumas dicas. Acompanhe para saber como se destacar com o novo consumidor:

Monitore o que é dito sobre sua empresa

A internet está nas mãos do seu cliente. Lá ele vai encontrar tudo o que você publica sobre sua empresa, mas também o que os outros dizem sobre ela. Essas informações, que estão cada vez mais acessíveis, nem sempre são positivas. Por isso, é importante saber o que está sendo dito.

Opiniões positivas na rede podem ajudar muito a criar uma maior confiança perante seu público-alvo, mas é essencial ficar de olho também nas críticas e opiniões negativas. Elas permitem algumas medidas que podem reverter ou amenizar um quadro desagradável.

Não fique inerte diante das críticas dos clientes

Como dissemos, a internet possibilita que os clientes emitam e leiam diversas opiniões, muitas vezes negativas, e cada vez mais as pessoas utilizam essa ferramenta para expressar sua insatisfação com determinada marca. Responder esse tipo de comentário, dando explicações ou propondo soluções aos problemas encontrados pelos clientes, é algo que pode ser bem visto por todos aqueles que irão ler.

Esses comentários também podem ser oportunidades de melhoria. Ao identificar, na crítica, um problema que precisa ser resolvido, sua empresa pode fazer importantes mudanças nos produtos e no atendimento.

Fique antenado com as tendências mobile

A quantidade de pessoas que utilizam a internet em dispositivos móveis cresce a cada dia. Seja nos smartphones ou nos tablets, grande parte dos consumidores já utiliza essas tecnologias cotidianamente. Elas podem ser uma forte aliada da sua empresa para realizar estratégias de divulgação, se comunicar com seus clientes, facilitar que um consumidor localize seu endereço e permite até realizar vendas. Por isso, investir no mobile pode ser uma ótima forma de melhorar ainda mais a experiência do cliente.

Melhore o ambiente da sua loja

Quando um cliente entra na sua loja, o que ele encontra? Já parou para pensar nisso? Por exemplo, uma loja com um design bonito pode atrair clientes e uma loja bem organizada facilita que eles encontrem os produtos que desejam. Algumas empresas procuram até estimular seus sentidos para tentar melhorar a experiência do cliente.

Entretanto, devem ser tomados cuidados para não criar um ambiente desagradável. Evite ter produtos desorganizados, odores muito fortes ou então uma música desagradável, pois isso pode espantar a clientela em vez de estimular sua permanência na loja. Lembre-se de que o consumidor hoje é mais crítico e pode facilmente ir procurar uma loja em que se sinta mais confortável caso julgue necessário.

Treine os vendedores para uma clientela mais informada e exigente

Um cliente mais crítico e informado dificilmente será persuadido pelas velhas estratégias de vendas ou permanecerá numa loja onde não é atendido. É comum que o consumidor queira saber mais sobre os produtos que pretende adquirir e seja capaz até argumentar a respeito deles. Uma venda de sucesso depende de profissionais que estejam bem preparados para encontrar esse tipo de cliente.

Além da cordialidade, do bom tratamento e de um atendimento rápido e eficaz serem atributos que os clientes consideram cada vez essenciais, o vendedor deve conhecer bem os produtos que vende. Deve saber expor argumentar sobre quais são as razões que tornam aquela compra melhor do que a do concorrente.

Procure sempre modos de fidelizar o consumidor

É um fato bem conhecido que manter um cliente fidelizado é mais barato do que adquirir um cliente novo. A sua empresa está preparando técnicas que estimulem o retorno e a preferência da sua clientela? Ou dá seu trabalho por encerrado quando a compra é fechada?

Manter o cliente satisfeito e usar estratégias de marketing de relacionamento são duas coisas fundamentais para manter a lucratividade no ambiente concorrido de hoje. Diversas técnicas podem ser usadas para atingir esses fins, como e-mail marketing com promoções, convidar o cliente para uma oferta especial em datas comemorativas, enviar brindes em aniversários, enviar conteúdos interessantes para que ele aprenda mais sobre os produtos que sua empresa vende, além de muitas outras. Quando o cliente se sente valorizado pela empresa, ele se sentirá mais inclinado a retornar.

Saiba escolher bem os preços dos produtos

Muitas empresas pecam e acabam perdendo clientes porque não sabem o quanto cobrar. Seu cliente não vai comprar os produtos se achar que estão caros demais, pois sabe que hoje ele pode encontrar preços melhores em outras empresas.

A estratégia de precificação ideal vai depender de vários fatores. A localização da empresa, a exclusividade dos produtos, a qualidade e durabilidade dos materiais, o poder aquisitivo dos clientes e, é claro, os custos que a empresa tem e que precisam entrar nesse cálculo para manter a lucratividade. Faça esses questionamentos e lembre-se sempre de adotar uma estratégia condizente com a realidade da sua empresa e dos seus clientes.

Use estratégias de marketing adequadas ao cliente moderno

Quando se fala em investir em marketing, muitos já o veem como mais um gasto. Porém, na realidade, o marketing pode significar o oposto disso: uma oportunidade de crescimento. Para que isso se torne realidade na sua empresa, não basta selecionar as ações de marketing ao acaso, mas é preciso realizar um bom planejamento e mensurar os resultados obtidos.

Lembre-se de que, com o novo perfil de cliente, a internet pode ser uma grande aliada. Ela oferece uma infinidade de ferramentas que apresentam um custo-benefício muito atrativo quando comparadas ao marketing tradicional, como redes sociais, e-mail marketing, AdWords, marketing de conteúdo, além de muitas outras, que serão selecionadas de acordo com o público-alvo que se quer atingir.

E então, gostou dessas dicas de como lidar com clientes antenados e bem informados? Então que tal começar a procurar quais são as ideais para ajudar a sua empresa e colocá-las em prática? E se você quer aprender ainda mais sobre o novo consumidor, confira nosso post sobre o assunto!

Fonte e créditos > Blog Vedette em blog.vd7.com.br/8-dicas-de-como-lidar-com-clientes-conectados-e-exigentes/

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