Alemanha: a Copa não veio de graça

15/07/2014 21:27

por Tatiana Botta, coach especializada em vendas e sócia diretora da Epifania Coaching

 

Claro que você viu a Copa do Mundo, e talvez tenha vibrado com o resultado obtido pela Alemanha. Gostando ou não, uma coisa é certa: a Copa custou caro para os alemães. E não foi porque eles compraram o torneio (aliás, essa é uma boa lenda urbana).

A preparação da Alemanha para a Copa do Mundo começou há 14 anos. Sim, em 2000, depois que o time perdeu na Eurocopa daquele ano. E isso envolveu não somente o time alemão, mas todos os clubes do país. Foi um esforço em conjunto para a formação de novos profissionais, na base, e para determinar o perfil do grupo, o tipo de jogo e estratégia dentro do campo. Isso, infelizmente, não se constrói com uma única estrela em campo.

Esses 14 anos envolveram também o estabelecimento de um padrão de qualidade para o futebol alemão, além de regras para os clubes, que são obrigados a definir uma filosofia de jogo clara, e que permita sua continuidade em qualquer categoria do clube. Isso faz com que haja um trabalho de formação que não acaba em uma fase – a caminhada entre jogador e atleta de elite não para.

Mas o que a final da Copa do Mundo deixa de lição para o mundo corporativo, além do chavão “a união faz a força”? Fica claro que é apenas o esforço de um time que pode levar algum empreendimento adiante – seja ganhar a Copa, expandir uma empresa, conseguir bater a meta de vendas. Aliás, falando em Vendas: não adianta ter um vendedor estrela, que bate todas as metas, se o resto da sua equipe não chega lá, nunca. Essa não é, como vimos na Copa, uma operação que se sustenta a longo prazo. A fragilidade se revela ante a primeira dificuldade.

Portanto, a lição da Copa é essa: independente do seu objetivo, o importante é jogar em time. Um único profissional não segue adiante com toda uma operação. É preciso que todos entendam e façam parte de uma grande engrenagem. É preciso haver uma engenharia precisa na equipe para que o crescimento seja sólido, e os objetivos, alcançados. Assim como para os alemães, isso não vem de graça: é preciso investir em capital humano e recursos técnicos para se chegar lá. Você está disposto?

 

Allan Costa

allan@intelligenzia.com.br

Tel: (11) 2157 1088 / 98766-3731

www.intelligenzia.com.br

Descrição: assinatura-email

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br