Algar Telecom reforça infraestrutura de TI
Appliance da Oracle oferece velocidade cinco vezes superior de processamento para garantir atendimento de mais de duas mil solicitações diárias em média e acesso rápido a dados
A Algar Telecom, detentora da marca CTBC, pertencente ao Grupo Algar, implementou recentemente um quarto de rack do Oracle® Exadata Database Machine, equipamento com a rapidez de processamento, escalabilidade e capacidade necessárias para assegurar perfeita integração com sua infraestrutura tecnológica. Simultaneamente, adquiriu também um Oracle Storage Server extra, para expandir o armazenamento de dados.
O principal objetivo da Algar Telecom ao adquirir o Oracle Exadata Database Machine era ganhar maior eficiência e agilidade no processamento de dados estratégicos para as áreas de vendas e varejo de todas as suas regionais. Esses dados devem estar disponíveis no início do dia para definição de planos táticos de seus diretores e gerentes. Outras necessidades da companhia eram a melhoria na compactação dos dados a fim de armazenar mais informações referentes às operações e negócios para atender às exigências das agências regulatórias e ampliar a infraestrutura de datacenter para acompanhar os planos de crescimento da empresa.
Essas necessidades motivaram a criação do projeto “Revitalização do DW”, que envolveu a implementação dos dois equipamentos Oracle, e tem como finalidade reestruturar toda a infraestrutura de banco de dados da Algar Telecom. Como a escolha dos equipamentos era estratégica, antes de optar pelo hardware da Oracle, a Algar Telecom fez uma análise das soluções oferecidas pelo mercado e uma prova de conceito do Oracle Exadata Database Machine, na sede da Oracle em São Paulo. O resultado foi decisivo para a aquisição.
A possibilidade de ter software e hardware em um mesmo equipamento de um único fornecedor foi outro fator determinante para a escolha. Com a decisão tomada, a implementação foi mais rápida que o previsto porque a Algar Telecom já trabalhava com Oracle Database 11g r2 e seus profissionais de TI já estavam familiarizados com a tecnologia.
A implementação durou três meses e a Algar Telecom já obteve resultados importantes em função da adoção do Oracle Exadata Database Machine em termos de agilidade e eficácia de processamento, bem como de capacidade de armazenamento de dados. A velocidade do data warehouse hoje é de cinco vezes superior ao utilizado anteriormente.
“Ficamos surpresos porque a implementação, apesar de complexa, foi mais rápida e fácil do que o esperado. Além disso, a equipe teve rápida adaptação ao novo sistema, com benefícios perceptíveis para a equipe de negócios. Tratamos com um único fornecedor, que conhece plenamente o hardware e o software implementados.”, afirma Eduardo Rabboni, diretor adjunto de TI da Algar Telecom.
A Algar Telecom também adotou o Oracle Recover Manager para fazer o backup de todos seus dados, o que permitiu a realização da transferência dos dados em um total de seis horas (três horas para disco e três horas para fita). Antes, esse backup levava no total 26 horas (14 horas para transferir para disco e 12 horas para fita).
Mas as grandes beneficiadas com o projeto de revitalização do data warehouse da Algar Telecom foram suas áreas de negócios. Os gestores têm hoje no início do dia todas as informações estratégicas do dia anterior para acompanhar e analisar o desempenho dos processos da empresa e tomar decisões importantes para geração de novos negócios, aperfeiçoamento constante do atendimento e dos serviços e ampliação de rentabilidade.
www.portalcallcenter.com.br/tecnologia/novidades/algar-telecom-reforca-infraestrutura-de-ti/view
Fonte e créditos: Portal Call Center
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.