Algar Tech adota consumerização no ambiente de trabalho

17/12/2013 21:32

 

Em favor da mobilidade, empresa utiliza dispositivos como tablets, smartphones e computação em nuvem como ferramenta para os associados


Uberlândia, 17 de dezembro de 2013 – Com o intuito de difundir a informação em diversas formas e canais no ambiente corporativo e promover a mobilidade, a Algar Tech – empresa que oferecer soluções em processos de negócio do grupo Algar – investe em consumerização. O termo pode ainda não ser amplamente difundido, mas, na prática, muita empresa de TI já o adota. A palavra se refere ao uso, pelos associados (como são chamados os funcionários do Grupo) de tecnologias no trabalho que são comumente usadas em casa, na rua ou no lazer, como tablets, smartphones e notebooks. Os aparelhos podem ser de propriedade da empresa ou dos associados.  
Os números do mercado que envolve estes aplicativos evidenciam a necessidade de as empresas investirem na consumerização. Lojas de aplicativos públicas, como Apple Store ou Google Play, somam cerca de 1,5 milhão de títulos e contêm sofisticados apps que os usuários já se acostumaram a usar. Estimativas apontam que, em 2016, serão cerca de 300 bilhões de downloads por ano.  
Segundo o gerente de Portfólio de Serviços Gerenciados da Algar Tech, Gustavo Santarém, os benefícios e o retorno financeiro para a companhia que investe em consumerização são grandes. “Hoje, 59% dos profissionais brasileiros estão dispostos a ganhar menos para ter mais flexibilidade quanto à escolha de ferramentas e local de trabalho”, destaca. Santarém lembra, por outro lado, que a empresa deve estar atenta à maior vulnerabilidade na segurança da informação e riscos trabalhistas, como proteção de dados pessoais, utilização de ativos pessoais e carga horária de trabalho. “A gestão de TI deve buscar entender a estratégia de mobilidade corporativa conforme o perfil de cada empresa, necessidade e riscos inerentes ao seu negócio”, afirma.

 
Consumerização requer mudança na gestão  
O modelo atual de gestão de dispositivos é baseado no princípio de que a área de TI detém o absoluto controle do parque computacional, homologando os hardwares e softwares que poderão ser utilizados pelos usuários. Com a consumerização, os hábitos de uso de smartphones e tablets são levados do dia a dia para dentro das empresas. Assim, seria inconsciente armazenar dados no DropBox, sem separação do que é informação crítica ao negócio ou um simples texto pessoal.  
Diante deste cenário, é importante que os usuários entendam as políticas da empresa em relação ao uso de apps, dispositivos e nuvens públicas. A área de TI deve desenhar estratégias de convivência que permitam, ao mesmo tempo, oferecer dentro das empresas experiências similares às que os funcionários têm em casa, mas que garantam um nível de segurança adequado aos seus requisitos de compliance e auditoria corporativos.  
“Os benefícios são maiores que os riscos. Estes podem ser mitigados com uma boa campanha de conscientização e a criação de uma política bem elaborada e aderente às necessidades da empresa. A mobilidade e a informação permitidas com a consumerização valem o investimento e as mudanças”, afirma Santarém.

 
Sobre a Algar Tech

A Algar Tech atua no mercado corporativo há mais de 14 anos, prestando serviços em processos de negócios por meio de Infraestrutura de TI, Serviços Gerenciados de TIC, Aplicações de Negócios, Negócios Digitais e Relacionamento com Clientes. Em Infraestrutura de TI, a empresa possui três data centers estrategicamente localizados, com padrões internacionais e certificações de qualidade e segurança. Já em Serviços Gerenciados de TIC, a Algar Tech oferece soluções de service desk, serviços profissionais e field service. Em Aplicações de Negócios, são oferecidas soluções em fábrica de software, sustentação e licenciamento. Com foco em inovação, Algar Tech desenvolve Negócios Digitais com ofertas em mobilidade, BYOD, Big Data e Social Media. Relacionamento com Clientes oferece atendimento multicanal, cobrança, televendas e gestão da experiência com clientes. Tudo isso com o apoio de um time de mais de 10 mil profissionais presentes em 550 localidades no Brasil e Colômbia, em 9 mil posições de trabalho para entregar soluções confiáveis e inovadores.

 

Sobre o grupo Algar

A Algar é um grupo empreendedor, 100% brasileiro, fundado em 1929 e com atuação em todo território nacional e também no exterior. No grupo, trabalham cerca de 21 mil associados servindo quase 2 milhões de clientes com soluções em TI/Telecom, Agro, Serviço e Turismo.

 

Mais Informações/ FSB Comunicações: (11) 3165.9596

Flávia Ferraz - (34) 9694-0230 

flavia.ferraz@fsb.com.br

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br