Algar Telecom apresenta receita líquida de R$ 437 milhões
Serviços de voz e dados ao mercado corporativo da autorização e de terceirização de processos de negócios e TI impulsionaram receita. Grande parte dos investimentos foi destinada à ampliação da área de atuação no varejo para novas cidades de Minas Gerais
A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do Grupo Algar, detentora da marca CTBC, apresentou uma receita líquida de R$ 437 milhões no primeiro trimestre de 2012. O resultado significa um crescimento de 10,5% em relação ao mesmo período de 2011.
A oferta de soluções de voz e dados para médias e grandes empresas mais uma vez demonstrou evolução acelerada (28,0%). Embora tenha autorização para este tipo de oferta em todo o País, a estratégia adotada pela Algar Telecom tem sido levar um serviço que garanta velocidade e qualidade de dados às regiões de maior interesse comercial ao redor do backbone – atendendo 51 cidades dos estados de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, além do Distrito Federal. Além disso, há escritórios regionais que garantem o relacionamento estreito com clientes, um dos principais valores agregados da companhia.
Outros impulsionadores do crescimento foram os serviços de terceirização de processos de negócios e TI (23%), os serviços de engenharia de telecomunicações (83,2%) e as ofertas de banda larga fixa (14,7%).
Sob a óptica de produtos, merecem destaque os números referentes aos terminais fixos da área de autorização, que chegou a 253 mil, um aumento de 42,8% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Ao final do trimestre, a Algar Telecom apresentava 2 milhões de unidades geradoras de receita, 15,6% a mais do que no 1T2011, fruto do crescimento obtido em todos os serviços oferecidos pela companhia.
Diversificação de receita
Os resultados da Algar Telecom advêm ainda da diversificação de receita e desenvolvimento de novos negócios e serviços. Ao final de março, menos da metade das receitas totais eram oriundas de voz (40%), 32% já eram originárias de banda larga e dados, 4% de TV, 20% de terceirização de processos de negócios e TI e 4% de outros serviços.
Expansão em Minas Gerais
Desde o segundo semestre de 2011, a empresa tem investido esforços na ampliação da atuação no varejo. O plano teve início após a aquisição do leilão da Banda H, última faixa de frequência disponível no País para a prestação de serviços de telecomunicações na plataforma 3G, em localidades que fazem divisa com a tradicional área de atuação da companhia.
Em menos de seis meses a Algar Telecom cumpriu todas as demandas de estrutura operacional e pessoal e chegou a dezenove novos municípios com pacotes com internet de qualidade, telefonia fixa e TV via satélite.
Incluindo a Expansão Minas, os investimentos no período somaram R$ 54,5 milhões. Dentre os destinos dos recursos destacam-se ainda os produtos de voz e dados, a migração das atuais redes para NGN (Next Generation Networks), o negócio de BPO e TI, produtos de banda larga e TV por assinatura.
Telefonia fixa – No serviço de telefonia fixa, o número de linhas evoluiu 18,1% e atingiu 967 mil. O crescimento reflete a expansão geográfica e a convergência dos serviços. Na autorização continua crescente a conquista de clientes corporativos com soluções de voz e dados, o aumento de número de terminais foi de 42,8%. Na concessão, as linhas fixas somavam 714 mil ao final do 1T12, 11,2% superiores às do 1T11 impulsionadas pela oferta de pacotes.
Telefonia móvel – A base de clientes de telefonia móvel alcançou 636 mil no trimestre, 7,7% superior ao 1T2011. As campanhas que concedem acesso grátis à internet, cotas de SMS e bônus explicam a adesão de novos usuários aos serviços da companhia. Os clientes pós-pagos cresceram 11,6%, passando de 186 mil para 208 mil. O número de clientes pré-pagos, por sua vez, passou de 404 mil no 1T11 para 428 mil no 1T12, um aumento de 6,0%.
Banda larga – O número de clientes banda larga atingiu 361 mil no 1T12, um crescimento de 26,6% em relação ao 1T11 refletindo o crescimento tanto da base de banda larga fixa quanto móvel, cujos crescimentos foram de 21,7% e 58,7% respectivamente.
TV por assinatura – No serviço de TV por assinatura, o número de clientes de TV atingiu 98 mil ao final do 1T12, uma evolução de 9,6% em relação ao 1T11 refletindo a venda de pacotes. Ao final de 2011 a companhia lançou canais com resolução HDTV, cujas campanhas promocionais se intensificaram ao longo do 1T12.
Dados e voz na autorização – As receitas de soluções de voz e dados na autorização apresentaram um aumento de 28% no trimestre na comparação com o mesmo do ano anterior. O crescimento da base de clientes é impulsionado pela forma de atuação da Companhia, que oferece uma venda consultiva, ágil e de qualidade, entendendo as necessidades dos clientes e criando soluções que contribuam para seus negócios.
Negócios complementares – A receita bruta consolidada pelos negócios complementares da Algar Telecom somou R$ 23,5 milhões no trimestre, aumento de 65,9% em relação ao mesmo do ano passado. A evolução é explicada principalmente pelo negócio de engenharia de telecomunicações, cuja variação foi de 83,2%. A receita de listas e guias telefônicos, por sua vez, apresentou aumento de 8,3%.
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