Amizade como arma de retenção

09/08/2014 18:15

Operadores apontam relações com colegas e chefias como um dos principais motivos que os mantém

» Luciana Zabot
Só pelo fato de passarmos grande parte do nosso tempo dentro do ambiente de trabalho, já se pode dizer o quanto as relações interpessoais são importantes. Esse fato torna-se ainda mais evidente quando se fala de empresas de contact center, cuja premissa básica é fazer a gestão de relacionamento, segundo Luciana Zabot, superintendente de RH da Flex Contact Center. "O relacionamento interpessoal gera um ambiente agradável, o sentimento de ajuda mútua, a meta deixa de ser individual e passa a ser da equipe - e assim todos cooperam para que todos ganhem. Isso sem falar nas trocas de experiências e nas dicas que um profissional passa para o outro."
 
Tamanha importância se reflete na própria opinião dos colaboradores. Em pesquisas realizadas pela Flex com os seus profissionais, o quesito "ambiente de trabalho - relações com colegas e chefias" está sempre entre os principais motivos que os mantêm na empresa e os levam/levariam a indicá-la para seus amigos trabalharem, mostrando a importância dessa questão para a nossa empresa.
 
A vantagem disso é que as lideranças trabalham com metas e campanhas por equipes, gerando uma alavancagem na produtividade especialmente naquelas cujos relacionamentos são mais sólidos. Em tais equipes, o absenteísmo é menor visto que, pela relação que se estabelece, as pessoas sentem-se desconfortáveis em faltar e deixar os demais colegas na mão. Além disso, dicas sobre técnicas de vendas, melhor forma de abordar/atender o cliente, compartilhar escolhas e alternativas, são mais facilmente trocadas quando a relação de amizade sobrepõe-se à competitividade.
 
Esse clima na Flex é resultado de uma série de programas que visam o alinhamento de conduta e promovem a aproximação das pessoas como Programa de Desenvolvimento de Líderes, Geração de Talentos, Fóruns de Teleatendente e de Supervisores, Campanhas de Viagens, Dinâmicas de Grupo com as equipes e momento formal de troca de experiências com o Gerente da Operação. "Com estas atividades incentivamos a troca de conhecimento, o aprimoramento das relações e, quando algo está caminhando para o conflito, rapidamente conseguimos identificar e trabalhar para que a relação seja restabelecida", explica. Ela reforça ainda que, quando se trabalha em uma empresa que possui como parte da missão "Construir Relacionamentos" e valores como "Felicidade e Respeito", este fato torna-se facilitado. "As pessoas costumam dizer que sentem nos corredores da Flex o clima positivo advindo da boa relação entre as pessoas."
 
NOVAS GERAÇÕES
Na opinião de Luciana, considerando que a grande maioria dos trabalhadores do setor são da geração Y e agora Z, não tem como não trabalhar as relações interpessoais. Pesquisas com essas gerações, especialmente com a Y, evidenciam que para elas as relações interpessoais muitas vezes são mais importantes que o próprio salário. "Aprenderam a viver em rede (Facebook, Twitter, Instagram, Youtube) e as empresas que souberem canalizar estas relações interpessoais para seus objetivos e metas serão as que se destacarão no mercado, pensando especialmente na atração e retenção de pessoas. Precisamos estar atentos a isto e muitos dos Programas hoje existentes na Flex já contemplam esta prerrogativa", finaliza.

AGRADECIMENTOS > FONTE E CRÉDITOS > CALLCENTER.INF.BR em www.callcenter.inf.br/rh/55021/amizade-como-arma-de-retencao/ler.aspx

 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br