Anunciado hoje o Índice Qualcomm da Sociedade da Inovação (QuISI)

22/05/2014 21:04

 

A Qualcomm anunciou hoje pela manhã (20 de maio) em seu escritório em São Paulo, os principais indicadores da segunda fase do estudo Índice Qualcomm da Sociedade da Inovação (QuISI) que analisou o grau de adoção, assimilação e uso de novas tecnologias e mobilidade nas empresas brasileiras. O estudo encomendado para a Convergencia Research, uma empresa líder em mídia e pesquisas B2B para o mercado de telecomunicações na América Latina e Caribe.

Empresas/Destaques:

83% das empresas no Brasil estão conectadas à Internet. Considerando somente as empresas com mais de 10 funcionários esse índice chega a 98%. O maior desafio é fazer com que as empresas com menos de 10 funcionários atinjam um nível de penetração semelhante.

As redes sociais são, para muitas empresas, um meio de estar presente na web: 44% das companhias têm um perfil ativo nas redes sociais, enquanto 45% têm um website.

O uso de aplicativos móveis ainda é baixo. Entre 15% e 20% das empresas pesquisadas usam algum aplicativo específico.

26% das empresas conectadas usam no mínimo um aplicativo na nuvem. O aplicativo mais usado na nuvem são os de armazenamento online, como o Dropbox.

Os níveis de penetração mostram que todos os indicadores têm potencial para desenvolvimento.

Outros indicadores:

64% dos funcionários das empresas conectadas usam a Internet.

21% dos funcionários das empresas conectadas usam o smartphone como ferramenta de trabalho.

4% dos funcionários das empresas conectadas usam um tablet conectado como ferramenta de trabalho.

26% das empresas conectadas usam no mínimo um aplicativo na nuvem.

34% das empresas conectadas conduzem transações financeiras pela Internet.

9% das empresas conectadas têm opções de e-commerce (próprio ou por meio de plataformas terceirizadas).

69% das empresas conectadas realizam transações governamentais pela Internet

Tendências para 2014-2015 - O aumento da mobilidade:

24% das empresas conectadas que não usam smartphones pretendem incorporá-los entre 2014 e 2015.

26% das empresas conectadas que não usam tablets pretendem incorporá-los entre 2014 e 2015.

O aumento no número de transações:

15% das empresas que não usam internet banking pretendem incorporar o hábito entre 2014 e 2015.

10% das companhias que não fazem transações financeiras pela Internet pretendem incorporá-las entre 2014 e 2015.

Nuvem:

14 % das empresas que não usam a nuvem pretendem incorporá-la entre 2014 e 2015.

IOE/Destaques:

No QuISI Internet das Coisas o Brasil obteve 1.17 do total de 100 pontos.

Na América Latina, o estudo estimou que existe 16.3 milhões de conexões M2M móveis, com crescimento anual das taxas variando entre 20% e 30% dependendo do país.

O Brasil está entre os países mais avançados em M2M com 3% de penetração, poucos pontos acima da média, sendo o terceiro país no mundo em conexões M2M. O Brasil atrás da China, EUA e empatado com o Japão.

Outros indicadores:

Pagamentos é o setor mais desenvolvido no Brasil, com 55% de participação no total de conexões que podem ser consideradas IoE.

Atualmente, o segmento de veículos é responsável por 30% das conexões M2M móveis.

No Brasil, existem cerca de 250 mil conexões M2M móveis na indústria e 400 mil conexões M2M emutilities.

O número de conexões M2M móveis no Brasil é de 8,29 milhões, tendo aumentado nove vezes entre 2008 até o final de 2013 (Anatel).

O estudo estima que o volume anual de vendas de serviços de conectividade M2M movimentou US$225 milhões em 2013 no Brasil.

Tendências 2014-2015

A Convergência Research prevê que até 2020 o Brasil terá 55 milhões de conexões M2M móveis em um segmento que movimentará US$ 1 bilhão.

Nos próximos três anos, de acordo com DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), estima-se que o número de veículos com algum tipo de conectividade vai crescer entre 10% e 20% por ano. 

 

AGRADECIMENTOS > FONTE E CRÉDITOS > CALL TO CALL em www.calltocall.com.br/site/web/noticias.asp?id_noticia=10440

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br