APERTE OS CINTOS, O PILOTO SUMIU!

09/12/2014 21:21

Por Enio Klein, gerente geral nas operações de vendas da SalesWays no Brasil e professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo

 

Durante anos, gerentes de venda têm usado a analogia do funil para descrever o fluxo dos prospectos, desde a sua identificação até o fechamento dos negócios. Sempre foi um uso conveniente, uma vez que representa uma entrada larga onde entra um número grande de candidatos a comprador, porém, lá no final, poucos saem. O tempo, contudo, mostrou que esta analogia parece implicar que os prospectos fluem e se transformam em clientes de forma natural, como pela ação da gravidade. O papel do vendedor fica em segundo plano, como se fosse somente um gerenciador deste fluxo, e não um agente determinante para a conclusão bem sucedida dos processos de venda.

Em seu livro “Esperança não é Estratégia”, Rick Page descreve uma metáfora que pretende levar o profissional de vendas ao seu devido papel na condução dos negócios.  Ao invés do funil, Page define a figura como um  desfiladeiro ou uma garganta sinuosa onde o vendedor, como um piloto, escolhe como navegar, a que velocidade ou altura. Não depende, obviamente, só dele ou dela, mas, certamente, possui uma influência muito grande nos eventos que possibilitarão sair do desfiladeiro com sucesso.

Da mesma forma que um piloto, o vendedor possui instrumentos, ou, no caso, perguntas estratégicas que poderão detectar obstáculos e permitir, como um radar, saber onde estão os momentos críticos de um processo de vendas. Assim como um piloto precisa de instrumentos precisos e de sensores para que possa desempenhar seu voo, o vendedor precisa de tecnologia adequada para efetuar seus negócios.

Gerenciar o relacionamento e contatos sozinhos não irão levar você muito longe. É necessário uma metodologia embarcada que o habilite a avaliar o ciclo de vendas, saber os caminhos e tomar as ações adequados em cada ponto para ultrapassar os obstáculos. Como um GPS. Neste ponto, não parece que o simples acompanhamento do funil de vendas irá resolver seu problema. É muito pouco. É antigo. Não funciona mais!

 

Sobre a SalesWays
A SalesWays é especializada em potencializar a sinergia existente entre tecnologia e metodologias que apoiam as estratégias e os processos de vendas. Seus produtos são desenhados para aumentar a capacidade dos profissionais de venda em prever e realizar receitas com precisão. A oferta da SalesWays, baseada na metodologia descrita no livro “Automação de Vendas Aplicada com Precisão”, escrito por Keith T Thompson (fundador e chairman da SalesWays); é composta pela família de aplicativos ASPEC Experience e  pelo programa de capacitação em vendas OPM (Opportunity Portfolio Management). 

 

Informações à imprensa

Flávia Ghiurghi
flavia.ghiurghi@salesways.com.br
(11) 9-9716-2800
www.salesways.com.br

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br