Aprendizagem Cooperativa por Roberto Cordeiro
Trabalhar com treinamento e desenvolvimento de pessoas além de gratificante, nos permite diariamente a evolução no que corresponde a metodologias de aprendizagem. Eu sempre oriento que no papel do multiplicador de conhecimentos se faz necessário adotar a metodologia de "aprendizagem cooperativa", pois nos possibilita maior engajamento com os participantes e o conteúdo abordado. Por isso: esteja sempre com o foco no participante, nas suas dúvidas e suas necessidades de aprendizado. Já que o nosso foco é o treinando, ele passa a ser um "valor" a ser respeitado.
Diferente do treinamento clássico, no modelo de aprendizagem cooperativa é permitido estimular a troca de experiência entre os participantes, conversas produtivas, planejadas e estruturadas. Temos de promover o bem estar do nosso público, construir um ambiente leve e livre de tensão, é condição básica para o processo de aprendizagem do adulto. Realize atividades dentro e fora da sala de aula, que permita ao participante inovar e aprimorar o seu trabalho. Multiplicador não dependa de uma apresentação em power point, estimule seu público a busca constante de conhecimentos, de propósitos, afinal, quem ensina, aprende em dobro.
Sobre o autor: Roberto Cordeiro é Consultor, Palestrante, Coach e Gerente de grandes equipes na área de T&D e Educação Corporativa.
Quer trocar ideias com o profissional ou realizar um projeto em sua empresa? Segue os contatos: (11) 97313-0206 - rcordeiroconsultoria@gmail.com
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.