As 10 maiores empresas nas mídias sociais
Os dez maiores portais de conteúdo na internet também atuam no relacionamento com seus usuários por meio das mídias sociais. O site mais acessado no mundo, Google, o gigante das buscas, mantém perfil no Twitter, canal no Youtube e blog voltado para o público brasileiro. As páginas são usadas para divulgar os produtos e ferramentas Google, além de informar sobre lançamentos, atualizações e orientar sobre o uso. “Os canais sociais do Google seguem a mesma premissa da empresa: ‘organizar a informação e torná-la útil’. Por isso, usa os perfis e o blog para ensinar e orientar sobre suas ferramentas, direcionando a melhor utilização e seus benefícios”, observa Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência, que conduziu uma análise sobre como as dez maiores empresas da internet atuam nas mídias sociais.
O portal UOL, que é até hoje referência em notícias, recebe cerca de 50 milhões de visitantes únicos por mês. Nas redes sociais, o UOL marca presença oficial no Facebook e no Twitter, com perfis segmentados por assunto, com quase 20 perfis no microblog. “Esta é uma estratégia bastante seguida atualmente, pois oferece conteúdo direcionado, o que torna o objetivo das redes – o relacionamento – algo muito mais produtivo e interessante.
O portal Terra também segmenta os seus perfis no Twitter, com informações sobre esportes, notícias, diversão e o perfil Terra TV, além de manter uma página oficial no Facebook e um canal no Youtube”, aponta Elizangela.
O Globo.com, portal que reúne todos os serviços e conteúdos relacionados à maior emissora de TV do país, está no Twitter com um perfil para assinantes dos serviços de internet e outro voltado para tecnologia, além dos perfis do G1 e do Globo Esportes. Já o portal MSN mantém apenas perfis com conteúdo em inglês, vinculados à página norte-americana. “O IG, que nasceu visando à democratização da internet no Brasil, é forte nas redes sociais. Mantém canais segmentados por assuntos/editorias, totalizando nove páginas no Facebook e 34 perfis no Twitter, inclusive alguns dedicados aos principais times de futebol do Brasil”, comenta.
Seguindo o mesmo padrão do MSN, o Yahoo mantém diversas páginas no Facebook e perfis no Twitter segmentados por assunto. O portal possui também um canal de divulgação no Youtube. O canal do Twitter é usado principalmente para replicação de notícias veiculadas no site.
O site da Editora Abril é um portal de notícias amplo, reunindo as publicações das revistas do grupo e também outros conteúdos, produzidos especificamente para a página. Hoje, mantém perfis oficiais no Twitter e páginas no Facebook para os assuntos relacionados à suas revistas e também aos portais que mantém. Ao todo, são 58 fanpages da rede social e 62 perfis no microblog. “O Estadão também atua da mesma forma, mantendo páginas e perfis separados por editorias e serviços, como o Reclame ou Arquivo”.
Um dos mais queridos da internet, o portal Lance!Net, está entre os dez maiores do Brasil, ainda que com o foco exclusivo em mídia esportiva. Para estreitar o relacionamento entre seus leitores, mantém no Twitter perfis segmentados por times de futebol, contemplando os principais clubes do eixo Rio-São Paulo. “O Lance Net também possui uma página no Facebook, mas inovou com a criação do Lance!Activo 2.0, uma rede social que possibilita uma participação mais ativa dos usuários nos blogs e fotologs do grupo, entre outras ações de relacionamento”. Entre presença e inovação, os grandes portais mostram porque estão à frente não somente na web, mas também em todas as possibilidades advindas com ela.
Fonte: MITI Inteligência.
Fonte e créditos: B2B Magazine
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.