As melhores empresas na opinião do consumidor

07/12/2013 12:35

 

Como são as companhias campeãs em cada categoria de negócio, eleitas por 1,8 milhão de consumidores

MAURO SILVEIRA, COM CARLA CONTE, CARLA VERLINGS E SIMONE SARTORI

13/11/2013 07h00 - Atualizado em 14/11/2013 12h11
 

As empresas vencedoras das 62 categorias do Prêmio ÉPOCA ReclameAqui foram selecionadas a partir de uma lista de mais de 70 mil empresas cadastradas no site ReclameAqui. Desse total, 253 empresas com melhor nota passaram para a etapa final: a votação popular. Essa nota leva em conta vários índices: percentual de pessoas que registraram algum tipo de reclamação, tempo que a organização levou para dar uma resposta, o índice de solução de problemas, total de avaliações e nota do reclamante. As finalistas concorreram no voto popular nos sites da ÉPOCA e do ReclameAqui. Mais de 1,8 milhão de consumidores votaram. As campeãs têm características particulares, mas mostram algumas estratégias em comum. Elas investem mais em treinamento da equipe de atendimento, reduzem o tempo de entrega do produto ou serviço e tentam aprender com a opinião do consumidor. Sua qualidade de atendimento não tem segredos. Pelo menos para seus clientes.

 

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