As mulheres e seus muitos papéis

05/06/2013 20:59

 

Como vencer os desafios e conciliar as diferentes funções do cotidiano 05/06/2013 07:11
Autora: Cíntia Bortotto
 
O papel da mulher vem mudando nos últimos tempos. Ela ocupa cada vez mais espaço no mercado de trabalho, tem mais poder de compra e vem diminuindo a diferença salarial em relação aos homens gradativamente. De acordo com as informações do Caged, Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e da RAIS, Relação Anual de Informações Sociais, publicadas em março deste ano, o nível de crescimento de empregos com carteira assinada para mulheres foi de 5,93% em relação ao ano anterior. O estudo também aponta para a participação das mulheres em atividades antes restrita aos homens como, por exemplo, a construção civil.
 
Essas mudanças transformaram a vida das mulheres que continuam tendo de lidar com os vários papéis ocupados na sociedade: esposa, mãe, mulher e trabalhadora. Para conseguir conciliar os diferentes papéis que fazem de nossa vida uma loucura, gosto sempre de dar algumas dicas.
 
1. Avalie no seu dia-a-dia todas as atividades que realiza. Quais dependem somente de você? Quais podem ser delegadas?
 
2. Delegue as que não se devem única e exclusivamente suas.
 
3. Avalie tudo o que você pode otimizar. Por exemplo, se a quitanda pode entregar em casa, peça. Se o supermercado pode ser feito pela internet, faça; se alguém pode levar e buscar as crianças, peça esta ajuda.
 
4. Tenha um tempo reservado para o casal.
 
5. Tenha um tempo reservado para os filhos para atividades diferentes, que saiam da rotina.
 
6. Descubra o que você gosta de fazer.
 
7. Reserve um tempo para você. Pode ser para academia, salão de beleza, massagem, ioga, dançar, cantar, tocar um instrumento, tomar chá da tarde com as amigas, shopping, cinema, teatro, esportes, espiritualidade, enfim o que te apetecer... Chame de 'seu tempo'.
 
8. Não se esqueça de seus pais. Se não conseguir vê-los sempre, ligue, eles às vezes só querem ouvir a sua voz!
 
9. Utilize de tecnologia para manter-se conectado, use as redes sociais, conecte-se com os outros.
 
10. Escolha um investimento que você fará por ano em algo que possa te atualizar no aspecto profissional.
 
São muitos papéis, muitas expectativas de todas as partes: chefe, família, marido, filho. A chave para que tudo dê certo é organização e valorizar-se, preservar a sua autoestima e não se sentir culpada quando algo sair do controle.
 
Siga confiante e boa sorte!
 
Cíntia Bortotto é consultora em Recursos Humanos.
 

Fonte e créditos: Callcenter.inf.br

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br