AUTOMAÇÃO COMERCIAL: UMA ESTRATÉGIA QUE VAI ALÉM DAS OBRIGATORIEDADES FISCAIS

14/01/2012 13:33

O varejo tornou-se um segmento privilegiado dentre os demais, visto que hoje temos inúmeros e crescentes estudos para definir estratégias de gestão. Uma variedade de reflexões em relação às estratégias de marketing surge única e exclusivamente para superar as expectativas do novo consumidor 2.0, que são temidos por suas exigências e assim, estimulam a concorrência a oferecer o melhor produto, na hora e local exatos. Ressaltando ainda, a imperativa “sob o menor preço praticado pelo mercado”. Ou seja, o consumidor exige e, para satisfazer as suas necessidades, o varejo acata.

Diante deste cenário, o empresário varejista deve repensar as demais estratégias da empresa, ou seja, o cliente sempre tem razão e somente por as empresas existem. Mas, como gerir todas as áreas da empresa propondo estratégias voltadas à gestão logística, mensuração de estoques, prevenção a perdas, gestão de preços atrativos, relacionamento com fornecedores e ainda ser competitivo (top of mind) para os consumidores 2.0? Desesperador? Felizmente não!

Nos últimos anos, os investimentos na gestão de negócios varejistas são crescentes e, deste modo, a automação comercial tem crescido exponencialmente. O que era visto como custo da empresa obrigada ao atendimento à legislação fisco-tributária dos Estados transformou-se numa poderosa ferramenta que armazena todos os dígitos de crédito e débito da empresa.

Atualmente, esse conjunto de números armazenado é denominado como informações gerenciais, as quais possibilitarão ao empresário varejista a tomada de decisões estratégicas diante de cenários críticos ou não, seja entre a empresa e seus clientes, a empresa e fornecedores de mercadorias, a empresa e os concorrentes globais, bem entre a empresa e o governo.

O empresário varejista deve ter uma visão de mercado que vai além da obrigação em atender às legislações: PAF-ECF, SPED Fiscal e SPED EFD-PIS/Cofins.

A gestão do comércio varejista e a definição de estratégias para vencer não devem estar dissociadas dos investimentos em automação comercial. Tais investimentos são a garantia de um controle rápido e seguro sobre os mais diversos tipos de vendas e recebimentos, atividades e operações da empresa.

 

 

* Michele Tiergarten é especialista em Gestão da Informação e do Conhecimento, mestre em Administração de Empresas e diretora comercial da Megasul Sistemas, software house especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão para o comércio varejista.

 

 

 

Sobre a Megasul Sistemas

A Megasul Sistemas é uma empresa dedicada ao desenvolvimento e aprimoramento de softwares que contribuam para o crescimento do comércio varejista, utilizando-se da mais alta tecnologia e buscando as melhores soluções para a gestão do varejo.

Seus objetivos e esforços estão concentrados no desenvolvimento de aplicativos que visam substituir procedimentos manuais por informações gerenciais que venham a colaborar com a administração da empresa possibilitando um controle rápido e seguro sobre os mais diversos tipos de vendas e recebimentos, melhorando assim o atendimento ao consumidor e auxiliando nas decisões estratégicas da empresa.

Com elementos indispensáveis para a qualidade da gestão comercial, a Megasul busca otimizar a rentabilidade do seu cliente, garantindo maior agilidade e presteza no atendimento de seus mercados, registrando assim o aumento da produtividade no varejo e a competitividade na atual economia.

 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br