Avape e C&C capacitam e incluem pessoas com deficiência
Clique na imagem para baixar e visualizá-la em alta resolução
Parceria amplia oportunidades de inclusão de aprendizes com deficiência no segmento do comércio varejista de materiais de construção
São Paulo, maio de 2012 - A
Avape - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência capacitará profissionalmente mais 50 pessoas com deficiência para atuar no mercado de material de construção e elétrico. Um novo acordo foi fechado pela instituição neste sentido durante a Feicon 2012 - Salão Internacional da Construção, com representantes de algumas empresas e entidades, como a C
&C - Casa e Construção, o SINCOMACO - Sindicato do Comércio de Material de Construção e de Material Elétrico, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo e a
SRTE/SP - Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do estado de São Paulo.
Esse é mais um passo de inclusão no Brasil que, de acordo com o Censo 2010, possui 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo que apenas 300 mil estão no mercado de trabalho. Esse número é baixo, mas já é um avanço conquistado pela Lei de Cotas. O acordo visa capacitar as pessoas para o setor pelos programas de capacitação e inclusão da Avape.
A Avape já prestava serviços para a C&C de recrutamento, seleção e inclusão de pessoas com deficiência no CDCA Santo André - Centro de Desenvolvimento, Capacitação e Aprendizagem Profissional, localizado no ABC Paulista. Porém, a novidade agora é que a capacitação destas novas 50 pessoas acontecerá no CDCA Barra Funda, instalação cedida pelo SINCOMACO, localizada na Zona Oeste de São Paulo. Neste mesmo prédio, funciona uma universidade, com cursos para o segmento do varejo.
Segundo Sônia Alakaki, gerente de Processos de Aprendizagem da Avape, nesta nova fase da parceria com a C&C serão recrutadas pessoas que, de preferência, tenham fácil acesso ao CDCA Barra Funda e também às empresas aderentes ao projeto. “As capacitações serão desenvolvidas de acordo com os levantamentos técnicos que a Avape realizará nas lojas que aderirem à parceria. O CDCA Barra Funda é uma instalação modelo, onde podemos contar com a participação de fabricantes dos produtos e até mesmo com os diretores acadêmicos do MBA da Escola de Varejo”, descreve Sônia.
Após preparadas, a Avape indicará as pessoas com deficiência para as vagas da C&C, depois de feita a avaliação do posto de trabalho (análise ocupacional), identificando a atividade e o tipo de deficiência do candidato (análise neurofuncional). Algumas fases dessa capacitação são: relatório técnico nos postos de trabalho, recrutamento dos candidatos, oficinas e capacitações, avaliação de desempenho de cada pessoa, palestras de sensibilização, encaminhamento como aprendiz/inclusão e, por fim, acompanhamento técnico e pedagógico.
Sobre a Avape
Com 29 anos de atuação, a Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência) é uma instituição filantrópica de assistência social, que tem como missão promover as competências de pessoas com deficiência e em risco social. Fundada em 1982, a entidade é considerada modelo de gestão e foi a primeira em sua área a receber a certificação ISO 9001. A Avape é reconhecida pelo trabalho de prevenção, diagnóstico, reabilitação clínica e profissional, qualificação e colocação profissional, programas comunitários e capacitação de pessoas e de gestão para organizações sociais. Oferece atendimento a pessoas com todos os tipos de deficiência e em risco so cial, do recém nascido ao idoso. Desde o seu início, já r ealizou mais de 18 milhões de a tendimentos gratuitos e inseriu ma i s de 17 mil pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Na busca de parâmetros internacionais, mantém parceria se termos de cooperação técnica com diversas organizações nacionais e internacionais.
Siga o perfil exclusivo da Trama no Twitter sobre cidadania: @tramacidada
Sobre a Trama
Há 16 anos, a Trama Comunicação desenvolve e executa estratégias diferenciadas de relacionamento e comunicação para empresas e instituições de diversas áreas com foco em tecnologia, educação, inovação e sustentabilidade. Foi uma das agências pioneiras em oferecer e administrar a sala de imprensa das organizações na Internet e postar diariamente releases com informações a respeito dos clientes atendidos, baseada no conceito de comunicação interativa. Preparada para atender marcas com presença na América Latina, possui sede em São Paulo e escritório em Buenos Aires, além de operar internacionalmente por meio de parcerias com agências locais. Entre os serviços oferecidos estão: auditoria de imagem e opinião, assessoria de imprensa, clipping digital, comunicação interna, PR Digital, comunicação interativa (mídia social, blog corporativo, twitter, podcast, videocast , release 2.0 , sal a de imprensa interativa), organização de eventos, gestão de crises, media training, planejamento estratégico de comunicação, publicações corporativas, conteúdo para website e relações públicas.