Avisos por SMS ajudam Defesa Civil no Rio de Janeiro
Órgão do governo do Rio de Janeiro aposta no uso de SMS para enviar alerta aos moradores de área de risco
Desde o início do ano, alguns estados sofrem com o grande número de alagamentos e desmoronamentos causados pelas chuvas e entre esses estados está o do Rio de Janeiro. No intuito de minimizar os problemas e salvar vidas, a Defesa Civil do Rio de Janeiro utiliza desde 2010 os serviços de SMS da Human Mobile para enviar aos seus moradores sinais de alertas de chuva e potenciais alagamentos.
A estratégia da Defesa Civil é baseada no Programa Saúde da Família do Rio de Janeiro. Os moradores de áreas de risco que recebem o SMS são líderes comunitários, presidentes de associação de moradores, agentes de saúde e pessoas-chaves dentro das comunidades, que já estão capacitadas com noções básicas de defesa civil e primeiros socorros. Segundo o subsecretário da Defesa Civil do Rio de Janeiro, Márcio Motta, “São em média 2.700 pessoas avisadas a cada sinal de alerta em todo o município do Rio de Janeiro, e essas pessoas são responsáveis por triplicar, quadriplicar essa mensagem”.
De acordo com o subsecretário, o Alerta Rio, responsável por emitir avisos sobre a condição de chuvas e seus estágios de atenção e alerta, além de probabilidades de escorregamentos e deslizamentos, faz o encaminhamento dos alertas para a Defesa Civil, que, a partir daí, envia os avisos por SMS para os moradores. Segundo Motta, “Traduzimos a informação em forma de execução de ação, geralmente determinando alguma evacuação, e passamos aos líderes comunitários para que eles nos ajudem a repassar essa informação de forma rápida e urgente”.
O morador do Vidigal Adriano Carvalho recebe o SMS sempre que há alguma previsão de chuva forte. Segundo Adriano, que já recebeu o aviso mais de dez vezes, “É bom porque você fica ciente do que está acontecendo, pois é tudo muito rápido, eu tento avisar quem consigo”. Adriano diz que o aviso recebido no celular já o ajudou: “Estava na rua quando recebi a mensagem e, cerca de meia hora depois, se não tivesse saído dali, teria ficado ilhado”.
Segundo o subsecretário da Defesa Civil, o retorno das pessoas em relação ao uso do SMS para esse fim é positivo: “As pessoas ficam aguardando a mensagem chegar, eu tenho a confiança de que ela vai chegar no menor tempo possível, o que tem sido muito eficiente. Em 140 caracteres, um pouco mais, de uma forma simples, apenas digito e clico ‘enviar’, estou mobilizando muitas pessoas. O SMS é uma ferramenta que ajuda muito nessa estratégia de salvar vidas”.
Mais informações:
Defesa Civil do Rio de Janeiro: atua em regime de plantão de 24h, com o Serviço Telefônico de Atendimento 199. Dispõe de Equipe Técnica de Primeira Intervenção, que atua de forma ininterrupta, responsável pelo cadastramento de voluntários e coordenação das ações de operações de todos os órgãos envolvidos em um desastre ou evento. No ano de 2011, fechou seu boletim com mais de 17.000 ocorrências realizadas.
Fonte e créditos: Portal Call Center
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.