Banco inteligente

31/05/2014 14:54

Escrito por 

 

Recursos tecnológicos se mostram, cada vez mais, aliados na personalização do atendimento ao consumidor. Segundo pesquisa da consultoria IDC, 55% dos executivos de tecnologia de instituições financeiras, por exemplo, afirma que tornar a TI mais estratégica seria o principal desafio de suas gestões em 2013.

Neste contexto, uma parceria entre a Microsoft, a Accenture e a Avanade resultou em um novo modelo de “banco inteligente”, que se propõe a unir tendências como mobilidade, redes sociais, nuvem e big data. As aplicações que compõem esse conceito já foram demonstradas em Tóquio, Londres, Paris e Nova York.

Os softwares preveem mudanças em dois aspectos principais: a forma como o cliente interage com o banco e a rotina de trabalho dos funcionários que fazem o atendimento nas instituições.

“O uso das tendências de TI será cada vez mais um agente importante para auxiliar bancos na tarefa de fidelizar clientes e reduzir custos em tempos de competição”, explica Eduardo Salvio, gerente sênior de vendas da Microsoft Brasil. O executivo acredita que o nível de exigência do público tem aumentado em alta velocidade.

As companhias desenvolveram um aplicativo de reconhecimento facial que emite um alerta para o gerente assim que o cliente entra na agência, assim, este pode se antecipar para oferecer auxílio em determinada situação ligada àquele indivíduo, por exemplo.
Fora isso, o mecanismo pode ajudar a definir o perfil do cliente, bem como direcionar ofertas de publicidade adequadas aos seus interesses, baseado em recursos de big data.

“Ferramentas de dados estão possibilitando que as instituições conheçam melhor seus clientes, abrindo caminho para o tão discutido atendimento personalizado e possibilitando um engajamento emocional”, aponta Marcelo Serigo, CTIO da Avanade.

Para o contato dos atendentes tanto com o cliente quanto com os colegas da instituição, as redes sociais são vistas como ponto relevante no modelo projetado pelas companhias. Não se trata apenas de comunicação, mas de usá-las como canal para localizar os especialistas mais indicados dentro da unidade para lidar com os casos trazidos pelo público.

Chegará, então, o momento em que o consumidor entrará no banco para já ser atendido por um especialista em sua questão?

 

AGRADECIMENTOS > FONTE E CRÉDITOS > B2B MAGAZINE em https://b2bmagazine.consumidormoderno.uol.com.br/index.php/2013-03-25-20-12-20/item/3608-banco-inteligente-tecnologia-e-atendimento-personalizado 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br