Basta ser competitivo para ganhar novos negócios?

16/05/2016 17:16

Por Enio Klein, CEO da K&G Sistemas, professor nas disciplinas de Vendas e Marketing da Business School São Paulo e Coach pessoal e profissional formado pela International Association of Coaching - IAC/SLAC

                                                                                                    

Em reuniões de vendas, você sempre ouve a pergunta: “e aí, você vai fechar ou não esta oportunidade?”. Mais importante do que a resposta em si, é entendermos qual o racional que está por trás dela. Isto é, quais os argumentos que você usa para responder esta pergunta?

O mais frequente é considerar somente os aspectos competitivos. É muito mais confortável olhar somente as questões que dependem somente do seu trabalho e do produto ou serviço que oferece. Os fatores que o diferenciam da sua concorrência e como mostrar isto ao seu cliente é algo que você certamente sabe e faz. Sua confiança de ganhar o negócio está, pelo menos em tese, sob o seu controle.

Outras questões, aquelas que eventualmente inviabilizam o negócio, são deixadas de lado. Mesmo que você seja o melhor amigo do seu cliente, mesmo que ele tenha adorado o seu produto, se as condições de viabilidade do negócio não forem estabelecidas, o negócio simplesmente não vai acontecer. E sobre estas condições, infelizmente, você tem pouco ou nenhum controle. Por este motivo, é muito comum ignorá-las quando precisa responder quais as suas chances de ganhar um negócio. É muito mais cômodo pensar na sua confiança de ganhar do que como andam as chances de ele acontecer.

De nada adianta seu esforço, o empenho de recursos e o tempo dispendido se as condições mínimas para que o negócio aconteça não existem. É importante você utilizar um método e um modelo de gestão de vendas que o permita diferenciar fatores competitivos daqueles que viabilizam o negócio. A começar pelos seus contatos. Em processos entre empresas, é crucial você diferenciar quem pode responder por cada um destes aspectos: competitivo e viabilidade. Muitas vezes, são pessoas diferentes, e é comum cometermos o erro de focalizar nossa ação somente naquelas que respondem pelo lado competitivo. Descobrir quem são os que poderão falar sobre a viabilidade é tão importante quanto saber falar sobre seu produto ou serviço.

Mas qual são os fatores que podem impactar a segurança de que o negócio irá acontecer? O primeiro deles é simples: o grau de urgência. Se seu cliente não parece ter urgência para comprar o seu produto ou serviço, é possível que o negócio não aconteça. Se a pessoa com a qual está falando neste momento não é quem define esta urgência, é importante descobrir quem é. Outros dois fatores importantes são orçamento e funding. Se o cliente não tem orçamento previsto para a compra ou mesmo que o tenha lhe falta os fundos necessários naquele momento, é possível que o negócio não aconteça. 

E quanto aos fatores competitivos? Você provavelmente já os conhece: aderência de seus produtos ou serviços às necessidades do cliente, preços compatíveis, entre outros. Mas não esqueça de levar em consideração algo tão simples quanto negligenciado: o quanto você conseguiu realmente mostrar ao seu cliente que seus produtos ou serviços o atendem. Não sob o seu ponto de vista, mas na visão dele, cliente. Para isto, é importantíssimo que você saiba o que ele acha importante. Nunca presuma. Pode ser um erro grave.

 

Sobre a SalesWays
A SalesWays é especializada em potencializar a sinergia existente entre tecnologia e metodologias que apoiam as estratégias e os processos de vendas. Seus produtos são desenhados para aumentar a capacidade dos profissionais de venda em prever e realizar receitas com precisão. A oferta da SalesWays, baseada na metodologia descrita no livro “Automação de Vendas Aplicada com Precisão”, escrito por Keith T Thompson (fundador e chairman da SalesWays); é composta pela família de aplicativos ASPEC Experience e  pelo programa de capacitação em vendas OPM (Opportunity Portfolio Management). 

 

Sobre a K&G Sistemas
A K&G Sistemas é uma consultoria especializada em inteligência empresarial, com foco em Vendas (Automação, CRM, Treinamento, Coaching), Tecnologia e Processos. A empresa oferece soluções customizadas para seus clientes, com base em modelos de negócios com comprovada eficácia. A K&G tem como objetivo: Modelar e descrever as estratégias empresariais a partir dos objetivos e visão dos acionistas; Estabelecer as iniciativas que devem ser implementadas no modelo de ida ao mercado (go to market) e impactos nas atividades de marketing, vendas e serviços que permitam atingir os objetivos estratégicos; Mapear e implementar as necessidades de revisão nos processos internos para que reflitam as necessidades essenciais à implementação das iniciativas de ida ao mercado; Definir, selecionar e implementar infraestrutura de tecnologia (redes, hardware, software e serviços) que viabilizem a execução eficaz dos processos internos; e Definir as necessidades de capacitação e estímulo para os funcionários, fundamental para a operacionalização das estratégias e a execução dos processos.

 

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