BI em call center ativo: a informação em prol da central
16 janeiro 2014 | Por Hudson Lima
Uso de técnicas de BI em call center ativo fornece novas estratégias para contato, análise de mailing e previsão mais assertiva de retorno sobre o investimento
Em post recente aqui no blog, discutimos a adoção de BI no call center. O conceito de Business Intelligence aplicado às práticas de gestão de centrais de atendimento pode acrescentar muito à visão estratégica do negócio. É a aplicação das informações que o contact center dispõe em novos direcionamentos para o gerenciamento das operações. A análise resultante desse processo é responsável por apontar gargalos e novas oportunidades ao gestor. Hoje, queremos dar ênfase ao BI em call center ativo e em como se pode utilizar a informação de maneira estratégica nesse tipo de central.
O cruzamento de dados extraídos dos sistemas que regem as operações da empresa – desde tarifação até o DAC e a folha de pagamento, pode mostrar novas direções ao chefe de operações de uma central de atendimento. De maneira mais específica, o BI em call center ativo pode influenciar algumas esferas:
Novas estratégias para contato
A geração de dados tem influência direta na tomada de decisões – importante em um cenário cada vez mais competitivo e volátil. Com base no perfil do cliente traçado com a análise das informações, é possível criar novas estratégias. Isso inclui a escolha do tipo de abordagem de um contact center, que deve ser pensada no momento anterior à ligação. É importante que o gestor se questione sobre o melhor canal de contato, se uma ligação, um SMS, um torpedo de voz, etc. Vale a pena mesmo ligar? Se sim, como fazê-lo? Em uma central ativa, a abordagem é fundamental para ter bons resultados.
Análise de mailing
A incorporação de BI em call center ativo envolve a análise e o enriquecimento da lista de contatos da central. Esse acompanhamento e a segmentação do mailing por perfil de cliente, tipo de número de telefone, região, entre outras, são fundamentais para a assertividade na oferta de serviços. Essa análise também contribui para direcionar a ação do contact center à pessoa certa, aumentando os índices de CPC. Nesse contexto, o gestor pode prever comportamentos, avaliar perfis de consumidores e, em seguida, personalizar ofertas e trabalhar para a fidelização do usuário.
Campanhas Eficazes
Ao oferecer determinado produto ou serviço para um perfil específico de consumidor e com a abordagem adequada a cada um – determinado pelos dados cruzados – é possível aumentar os resultados das campanhas. O BI contribui, assim, tanto com os agentes quanto com os gestores, para que as operações do call center sejam mais eficazes.
Entre outros aspectos, o BI em call center ativo, além de proporcionar vantagens competitivas, mostra o melhor horário para executar as campanhas (Best Time to Call – BTC) e contribui também para o planejamento de custos das ligações. Para isso, é importante que o gestor se empenhe em reunir essas informações, analisá-las e disponibilizar o material resultante para uso de seus colaboradores. Isso pode demandar um pouco de tempo, dedicação e apoio de uma equipe especializada em traduzir esse material bruto em informações gerenciais (a equipe de MIS), mas seguramente demonstrará resultados sólidos.
Restou alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Deixe seu relato pelos comentários, será um prazer ajudá-lo!
Fonte e créditos: Blog TECLAN em blog.teclan.com.br/bi-em-call-center-ativo-a-informacao-em-prol-da-central/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=bi-em-call-center-ativo-a-informacao-em-prol-da-central
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.