Biometria de voz: como funciona o sistema de reconhecimento de fala

30/03/2016 13:39

FONTE E CRÉDITOS > DIMEP em www.dimep.com.br/blog/biometria/biometria-voz-funciona-sistema-reconhecimento-fala/

Você certamente já ouviu falar de sistemas que controlam o acesso de pessoas por meio da leitura da digital, da íris ou da retina. São sistemas biométricos bastante conhecidos, e que efetivamente mostram resultados positivos. Mas e o sistema biométrico de reconhecimento de voz, você sabe como funciona e onde é aplicado?  O princípio é o mesmo dos demais tipos de biometria: o cadastro em um banco de dados para consulta posterior. A diferença está no tipo de situação em que esta tecnologia é utilizada.

A biometria de voz é muito utilizada em bancos, centrais de cartões de crédito e empresas que disponibilizam atendimentos à distância. O sistema evita crimes via telefone, quando uma pessoa liga para solicitar serviços ou esclarecer alguma dúvida. Com esta tecnologia, é possível gravar, analisar e comparar detalhes das vozes catalogadas e, com isso, identificar se é mesmo o cliente que está falando ou se é alguém tentando se passar pela pessoa.

Para se medir como é importante o uso de biometria de voz nestes casos, somente na Grã-Bretanha são perdidos mais de cinco bilhões de libras por ano com fraudes à distância. As práticas mais comuns, lá e por aqui, são o roubo de identidades e a invasão de contas bancárias.

A vantagem deste tipo de biometria é que a voz é mais difícil de se reproduzir. Neste caso, quando um sistema cadastra a voz do cliente em um banco de dados, é mais complicado algum criminoso burlar o sistema, já que existem mais de cem elementos característicos na voz de cada pessoa que podem ser identificados e autenticados imediatamente , tudo por meio de equipamentos de áudio de alta tecnologia e algoritmos quase indecifráveis.

As impressões vocais que são cadastradas de forma sigilosa no sistema são as chaves essenciais para reconhecimento de padrões e identificação de criminosos. O processo ocorre enquanto o fraudador responde às perguntas corriqueiras de um atendimento via telefone. Durante este processo, o sistema de biometria já está analisando os elementos da voz em questão.

Esta técnica “invisível” permite maior segurança ao sistema, já que o fraudador pode até convencer a pessoa do outro lado da linha sobre sua identidade, porém a biometria de voz consegue identificar a alertar em tempo real que é uma ação ilícita.

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br