Boas práticas para call center em período de eleições

25/10/2014 15:00

Devido à animosidade da época, call center em período de eleições devem atentar a algumas ações e, principalmente, seguir a legislação

Uma pesquisa clandestina encomendada por uma empresa maranhense de call center pode ser a prova de um crime eleitoral acontecido neste ano. No fim de setembro, eleitores de várias regiões do Estado nordestino denunciaram à Polícia Civil o contato feito por telefone à base de números fixos sobre a imagem de um candidato. A alegação foi de intimidação, constrangimento e tentativa de manipulação do processo eleitoral, conforme apurou o jornal O Estado de S. Paulo. Esse recente acontecimento nos leva à necessidade de reflexão de práticas de call center em período de eleições – tema do post de hoje no blog da Teclan.

A mensagem eletrônica, que simulava uma pesquisa, foi feita sem a metodologia e o procedimento-padrão orientados pela Justiça Eleitoral. O contato telefônico, inclusive, direcionava a chamada de acordo com a resposta do usuário. A empresa de call center não foi identificada, mas serve de lição para o segmento: em se tratando call center em período de eleições, todo o cuidado é pouco, principalmente pelos ânimos exaltados de parte da população.

Para a realização de pesquisas eleitorais, não há como burlar a lei. Afinal, as multas são altíssimas. Em caso de descumprimento, além de ameaçar a existência da empresa de call center, é possível que se manche a reputação do candidato.

Além das exigências legais feitas para que uma central atue em prol de determinado político, é necessário atentar para as formas de abordagens. Cada situação permite um modelo de interação: e-mail, telefone ou SMS, por exemplo. Também é fundamental pesquisar as “do not call lists”, que exibem uma série de números telefônicos proibidos de serem contactados por call centers em período de eleições.

Outra recomendação importante é a de utilizar a tecnologia em detrimento do atendente. Considerando a animosidade da época e, caso a campanha seja mais focada em marketing eleitoral, utilize a URA e evite confusões entre operador e contactado. Assim, são evitadas interações de pessoas de má fé, que não irão contribuir a uma pesquisa, por exemplo. Quando se tem uma tecnologia que permita a automação do contato, participa quem estiver a fim.

Este artigo publicado no portal Webcitizen dá outra recomendação para call center em período de eleições. De acordo com o autor, o CRM é o novo call center eleitoral. A razão para a afirmação vem do ‘bombardeio’ de informações, comum à época, e da decorrente necessidade de conteúdo assertivo e relevante. Nesse contexto, um CRM pode gerenciar de maneira positiva o relacionamento entre eleitores, candidatos e equipes de campanha por meio da definição do perfil eleitoreiro e da decorrente produção de conteúdo diferenciado.

Você tem mais alguma recomendação de boas práticas de call center em período de eleições? Não deixe de compartilhar conosco – e com nossos leitores – a sua experiência.


 

FONTE E CRÉDITOS > BLOG DA TECLAN em blog.teclan.com.br/boas-praticas-para-call-center-em-periodo-de-eleicoes-2/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=boas-praticas-para-call-center-em-periodo-de-eleicoes-2

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