Bom mesmo é ter cliente nos 360º

11/11/2015 21:31

Marketing integrado em diferentes canais se faz cada vez mais essencial para sucesso das empresas - Fernando Guimarães

As empresas já sabem que não dá mais para ter um relacionamento duradouro com seus clientes apenas por meio dos canais tradicionais. É preciso oferecer muito mais e estar presente onde o público estiver. Então, por que não ser assim nas estratégias de marketing? Hoje, fala-se bastante sobre o conceito de 360º, que significa integrar os diferente canais de relacionamento da marca com o cliente. Entretanto, segundo Fernando Guimarães, fundador-sócio da Fernando L G Guimarães Publicidade e blogueiro da ClienteSA, esse é um assunto que vai muito mais além das campanhas. "É uma visão estratégica de marketing que considera o negócio como um todo e não como entidades separadas", afirma.
 
Sendo assim, ele assume que é fundamental interconectar todos os elementos da empresa, seus departamentos e canais, a fim de garantir que o público-alvo realize a meta proposta para o negócio. Por exemplo, a compra de um novo produto no mercado. Mas, em primeiro lugar, para que tal integração ocorra alguns processos necessitam ser redesenhados. "Assim, ao invés de timelines separadas, haverá um timeframe holístico", explica o executivo, que ainda acrescenta: "o cliente precisa participar em todos os momentos".
 
Entretanto, ainda que possa ser um desafio esse caminho de reestruturação para atingir um caminho 360º, Guimarães conta que é uma escolha que deve ser feita pelos negócios. "Com a velocidade alucinada das transformações que ocorrem atualmente, a ausência de pontos de convergência, 'hubs de marketing', pode enfraquecer todas as ações", avalia. Ou seja, são tantos pontos de contato com o cliente, que, se não unir, a comunicação pode ficar prejudicada. O cliente pode se perder no meio do caminho, desinteressar-se e procurar por opções que oferecem tal relacionamento.  "Ou o público entende a importância dessa visão estratégica, ou nada vai funcionar a contento."
 
E como conseguir alcançar o sucesso com a integração e união das áreas? Um conselho que ele dá é definir, de princípio, o que será medido nas ações e como elas serão feitas. Caso a empresa perceba que há algum canal ou meio em que não seja possível realizar tal aferição, então, o melhor é não usá-lo e substituí-lo. "Uma vez definido o que e como, é crucial monitorar obsessivamente para corrigir 'em voo' o que precisa ser corrigido e aperfeiçoar as ações para obter sempre melhores resultados", declara. Inclusive, esse é um passo importante para Guimarães, pois implica em respeitar e entender cada canal e suas características. Mais do que replicar materiais nos mais diferentes lugares, é divulgar a mensagem que mais se encaixa em cada um. Somente assim o público terá sua atenção e assimilará aquilo que foi compartilhado, podendo cumprir com o objetivo anteriormente planejado.

 

FONTE E CRÉDITOS > CLIENTE SA em www.clientesa.com.br/gestao/60086/bom-mesmo-e-ter-cliente-nos-360%BA/Ler.aspx

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