O Grupo Boticário, por meio da sua mais nova unidade de negócios, a Skingen Inteligência Genética, com sede em Curitiba (PR), inicia neste primeiro semestre sua atuação na área de cuidados terapêuticos da pele. A empresa vai aliar genética à tripla nanotecnologia (que permite que as partículas minúsculas penetrem de forma direcionada, nas três diferentes camadas da pele: estrato córneo, epiderme e derme) para oferecer solução customizada no tratamento contra o envelhecimento cutâneo e suas consequências, como rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas.
“Somamos nossa experiência no mercado de cosméticos ao conhecimento avançado que adquirimos em nosso laboratório de biologia molecular (Labim) para lançar um negócio totalmente inovador. Trata-se de mais um movimento do Grupo para nos tornarmos um dos maiores players focados em beleza e moda no mundo”, explica Artur Grynbaum, presidente do Grupo Boticário.
Em 2010, pesquisadores do Labim iniciaram estudos com cerca de 20 mil genes, coletados de amostras de pacientes com idade entre 18 e 80 anos. A partir dessa coleta foram identificados os genes que atuam diretamente nos 11 processos mais relevantes, causadores dos famosos “sinais da idade”. Alguns exemplos são a perda da hidratação, a redução na multiplicação das células e a diminuição da produção de fibras como queratina, colágeno e enzimas que combatem radicais livres, entre outros.
“Esses processos ocorrem porque os genes gradativamente passam a produzir em menor quantidade as substâncias necessárias para a manutenção do equilíbrio da pele. Assim, com o conhecimento sobre os genes que atuam em cada um dos processos de envelhecimento, conseguimos identificar os princípios ativos específicos para cada processo”, explica Israel Feferman, diretor executivo da Skingen.
Além da capital paranaense, a Skingen atuará em São Paulo (capital e algumas cidades do interior), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Goiânia (GO) e Brasília (DF), entre outras regiões do País futuramente.
Atuação da nova empresa
A Skingen Inteligência Genética trabalhará com foco nos dermatologistas e terá duas divisões: a Skingen Lab e a Skingen Pharma. A primeira realizará o exame genético, no qual o médico fará a coleta de uma micro amostra da pele do rosto do paciente (punch) e enviará à equipe técnica da Skingen Lab para que sejam analisados os genes relacionados ao envelhecimento e preparado um laudo sobre o estado da pele do paciente em cada um dos 11 processos. Com base nisso, o médico identificará quais processos necessitam de maior cuidado e prescreverá o tratamento individualizado. O documento ficará à disposição do dermatologista e do paciente no site da Skingen, em espaço acessível por meio de login e senha.
“É importante entender que o histórico de cada pessoa também é determinante no diagnóstico. Hábitos como exposição solar, tabagismo, consumo de álcool, alimentação, estresse e sedentarismo são alguns exemplos relacionados a fatores que interferem no envelhecimento da pele. Por isso, o laudo apresentará a fotografia genética da pele do paciente, mas somente o médico poderá unir essas informações à avaliação clínica e fazer o diagnóstico e a prescrição do tratamento”, explica Feferman. A empresa terá capacidade para emitir até 200 laudos por dia.
Já a Skingen Pharma será especializada na manipulação dos produtos com todos os princípios ativos prescritos pelo dermatologista, cujo diferencial esta na utilização da tripla nanotecnologia na formulação. Esta técnica, inédita e dominada pelo Grupo Boticário, garante que os princípios ativos consigam agir de forma mais concentrada nas camadas ideais da pele.
Para a manipulação dos produtos, a Skingen Pharma utilizará ingredientes biomiméticos, ou seja, componentes similares à estrutura natural da pele, que garantem maior afinidade com o tecido humano. “O produto manipulado pela Skingen Pharma será totalmente customizado. É uma farmácia de manipulação do século XXI”, completa Feferman. Mediante a prescrição do médico, o paciente que optar pelos serviços de manipulação fará o pedido também pelo site e o receberá em casa.
Triplananotecnologia
O Grupo Boticário já utilizava a nanotecnologia aplicada em cosméticos desde 2002. Com o aprofundamento dos estudos, a organização dominou esta técnica e requereu a patente da tripla nanotecnologia. Esta faz com que as minúsculas partículas de ingredientes ativos permeiem as camadas de forma direcionada, ou seja, de acordo com as necessidades de cada uma delas.
Fonte e créditos: NOVAREJO