Call center virtual: vantagens e desvantagens
15 outubro 2013
| Por Hudson Lima
Uso do call center virtual em pequenas empresas se apresenta como uma boa opção pelo baixo custo, fácil gerenciamento e aplicação imediata
A oferta de um serviço ou aplicação sem a necessidade de comprar, instalar e gerenciar equipamentos e sistema – compreendida pelo modelo virtual, ou em nuvem (cloud) – é uma facilidade que ganha destaque no mercado a cada dia. Nesse sistema, que também está disponível na gestão de um call center, um provedor fornece “parte” de sua infra-estrutura e sistemas e o usuário paga pela capacidade disponibilizada, ou pelo consumo. No caso do call center em nuvem, a categoria é denominada por CaaS – Communication as a Service, ou Comunicação como Serviço, que abrange as seguintes funções: mensagens e torpedos de voz; discadores; URAs; gravações, CRM, PABx virtual; sistemas de gerenciamento (monitoramento, campanhas, etc).
O conceito de call center virtual, assim como o de serviços em nuvem, não é novo, mas tem evoluído na forma em que oferece, gerencia e contrata os recursos, com possibilidade de ampliação ou ajustes de acordo com a necessidade do gestor. Esse tipo de serviço cresce por não demandar investimento em hardware, ter baixo custo de implementação, não necessitar de manutenções, ser facilmente gerenciável e de uso imediato. Além disso, o modelo associa outros serviços em apenas um fornecedor, e não obriga o operador a dominar todos os aspectos técnicos dos componentes que formam o sistema.
Dessa forma, o agente de um call center virtual necessita ter apenas um telefone e um computador conectado à internet, que dispõe toda a interface montada. O software dará ao funcionário acesso às bases de dados, informações de clientes, possibilidade de tomar decisões, ou responder a perguntas. A partir disso, algumas empresas montam centros de atendimento próprios, enquanto outras utilizam centros hospedados – operados por empresas de terceiros.
Nesse aspecto, o call center virtual é uma opção para as empresas que não querem gastar muito em tecnologia, mas que não abrem mão de ter um software sofisticado.
Você já pensou em adaptar a gerenciamento do call center de sua empresa de acordo com a sua necessidade? O call center virtual pode ser uma opção. Se restou alguma dúvida, não deixe de compartilhar conosco nos comentários.
Fonte e créditos: BLOG TECLAN em blog.teclan.com.br/call-center-virtual-vantagens-e-desvantagens/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=call-center-virtual-vantagens-e-desvantagens
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.