Capacitar não basta

24/01/2013 21:29
Professor defende que treinamento dos colaboradores deve vir acompanhado de plano de carreira 24/01/2013 06:16
» Luiz Eduardo Gasparetto
Ao oferecer cursos e treinamento para os colaboradores como forma de reteção, um cuidado deve ser tomado. Mais do que capacitá-lo, é preciso deixar claro que aquilo será para a evolução dele dentro da empresa. "Quando ele recebe um treinamento, mas não tem oportunidade de colocar em prática o que aprendeu ou quando sua chefia não dá importância ao treinamento no próprio local de trabalho, o efeito pode ser contrário. Pode estimular o colaborador a procurar outro local para trabalhar", alerta Luiz Eduardo Gasparetto, professor e coordenador de cursos de MBA da Universidade Gama Filho. Em entrevista exclusiva ao portal Callcenter.inf.br, ele explica que a saída é aliar o treinamento ao desenvolvimento de carreira.
 
Quais as vantagens de oferecer cursos e treinamentos para os colaboradores?
Basicamente existem duas vantagens. A primeira é o aperfeiçoamento da mão-de-obra. Hoje o grande diferencial em empresas, principalmente as que fazem trabalho de contato com clientes efetivos ou potenciais, é a qualidade dos colaboradores. A segunda vantagem é motivacional. Quando o colaborador é convocado para um treinamento a mensagem subliminar que ele recebe da empresa é: "você é importante para nós". Isso sem duvida é motivador.
 
Esse tipo de projeto ajuda a reter os talentos?
Ajuda em termos. Quando ele recebe um treinamento, mas não tem oportunidade de colocar em prática o que aprendeu ou quando sua chefia não dá importância ao treinamento no próprio local de trabalho, o efeito pode ser contrário. Pode estimular o colaborador a procurar outro local para trabalhar.
 
Como deve ser feito?
A melhor maneira é aliar o treinamento ao desenvolvimento de carreira. É fazer com que os colaboradores vejam o treinamento como um privilégio, um prêmio. Acabar com a idéia de que "se estou indo para um treinamento é porque não estou bem no trabalho" mudando para a idéia de que "se estou sendo convocado para treinamento é porque sou importante para a empresa". É preciso valorizar mais o treinamento.
O treinamento só consegue reter o colaborador se estiver alinhado a outros processos, como benefícios, salários adequados, oportunidade de crescimento, reconhecimento do trabalho feito, participação nos resultados e uma chefia preparada para lidar com subordinados. Isso principalmente em empresas que tem majoritariamente colaboradores da chamada geração y, pessoas que têm entre 20 e 30 anos e que são extremamente ansiosas e querem tudo para "ontem". Se a empresa ou a chefia não puder atendê-las elas vão buscar outro lugar.
 
 
 
Fonte e créditos: Callcenter.inf.br

 

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br