Cartão de crédito: promoções também são cobradas dos consumidores

31/08/2011 22:04
SÃO PAULO – Promoções de cartões de crédito podem ser atrativas, porém, é preciso saber se elas são realmente positivas para o bolso.

Algumas empresas oferecem anuidade zero por tempo determinado, acúmulo de pontos, que podem ser trocados por produtos ou passagens aéreas, anuidade zero para quem utilizar o cartão todos os meses, acúmulo de pontos para pagamento de contas, entre outras promoções.

De acordo com a coordenadora institucional da ProTeste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, “quando o consumidor tem um cartão, ele precisa conhecer bem o produto, saber qual é a política da bandeira que ele escolheu”.

Segundo Maria Inês, os benefícios existem, mas eles têm custos. “Os consumidores precisam entender que as promoções têm um custo e este custo é embutido de alguma forma, como em anuidades mais altas, por exemplo”, completa.

Promoção x benefício
Para participar das promoções que dão pontos que podem ser trocados por milhas, o consumidor deve liberar a conversão da pontuação por milhagem. Além disso, explica a coordenadora, “o consumidor deve saber quanto vale cada ponto para saber se vale à pena participar da promoção”.

Em alguns casos, de acordo com a coordenadora, existem cartões que possuem seguro e outros que parecem não possuir, mas têm a taxa do seguro embutida na anuidade.

Pagamento de contas
Também existem promoções para quem paga as contas com o cartão de crédito, mas Maria Inês faz um alerta para este caso. “Algumas empresas cobram tarifas de quem usa o cartão para pagar contas e, dependendo do valor da taxa, não é um benefício pagar com o crédito”, explica.

Segundo a coordenadora, a tarifa para pagamento de contas é uma prestação de serviço, por isso, pode ser cobrada pelas operadoras. De acordo com ela, a taxa pode ultrapassar 2% do valor da conta. “Essa tarifa só é interessante para quem não tem o dinheiro na hora e quer fugir da inadimplência”, afirma.

Fonte: InfoMoney - 30/08/2011
 
 
 
Fonte e créditos: Endividado.com

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br