Cartão de crédito: promoções também são cobradas dos consumidores
Algumas empresas oferecem anuidade zero por tempo determinado, acúmulo de pontos, que podem ser trocados por produtos ou passagens aéreas, anuidade zero para quem utilizar o cartão todos os meses, acúmulo de pontos para pagamento de contas, entre outras promoções.
De acordo com a coordenadora institucional da ProTeste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, “quando o consumidor tem um cartão, ele precisa conhecer bem o produto, saber qual é a política da bandeira que ele escolheu”.
Segundo Maria Inês, os benefícios existem, mas eles têm custos. “Os consumidores precisam entender que as promoções têm um custo e este custo é embutido de alguma forma, como em anuidades mais altas, por exemplo”, completa.
Promoção x benefício
Para participar das promoções que dão pontos que podem ser trocados por milhas, o consumidor deve liberar a conversão da pontuação por milhagem. Além disso, explica a coordenadora, “o consumidor deve saber quanto vale cada ponto para saber se vale à pena participar da promoção”.
Em alguns casos, de acordo com a coordenadora, existem cartões que possuem seguro e outros que parecem não possuir, mas têm a taxa do seguro embutida na anuidade.
Pagamento de contas
Também existem promoções para quem paga as contas com o cartão de crédito, mas Maria Inês faz um alerta para este caso. “Algumas empresas cobram tarifas de quem usa o cartão para pagar contas e, dependendo do valor da taxa, não é um benefício pagar com o crédito”, explica.
Segundo a coordenadora, a tarifa para pagamento de contas é uma prestação de serviço, por isso, pode ser cobrada pelas operadoras. De acordo com ela, a taxa pode ultrapassar 2% do valor da conta. “Essa tarifa só é interessante para quem não tem o dinheiro na hora e quer fugir da inadimplência”, afirma.
Fonte: InfoMoney - 30/08/2011
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.