CEO do Buzzfeed: mobile, social e digital se tornaram inseparáveis

03/03/2016 22:24

Para o CEO do BuzzFeed, Jonah Peretti, a mobilidade, as redes sociais e o conteúdo digital (leia-se a web) são tendências que se fundiram ao longo dos últimos anos e se tornaram inseparáveis. O próprio BuzzFeed vivenciou essa transformação. Nasceu como um site em 2012 na web e hoje vê mais da metade da sua audiência oriunda de dispositivos móveis, boa parte dela impulsionada pelo compartilhamento através de redes sociais, como Facebook e Twitter.

"Inicialmente eu odiava mobile, porque ele impedia a viralização do nosso conteúdo. As pessoas recebiam o contúdo por email pelo celular mas deixavam para ver depois no desktop. Hoje eu amo mobile", disse Peretti, em um painel no Mobile World Congress (MWC), em Barcelona, nesta terça-feira, 22. O BuzzFeed registra atualmente 6 bilhões de views por mês e tem três apps móveis, o mais recente lançado nesta semana, o BuzzFeed Video, apenas para conteúdo audiovisual próprio.

Outro novo player de conteúdo digital que depende do universo móvel é a Jukin Media. Seu negócio consiste em garimpar vídeos potencialmente virais na Internet, comprar seus direitos e licenciá-los para canais de TV, marcas etc. A empresa adquire em média 250 conteúdos por semana. Há um trabalho cuidadoso de curadoria e um algoritmo ajuda a prever quão popular e quanta receita cada vídeo pode gerar. Hoje boa parte dos vídeos comprados pela Jukin foram gravados em celular. E 60% dos 1,5 bilhão de visualizações por mês acontecem em dispositivos móveis.

Games

Outro campo novo consiste na transmissão de campeonatos de jogos eletrônicos, chamados de "E-sports", pois seus entusiastas os consideram esportes e até pleiteiam a sua inclusão nas Olimpíadas. A ESL é uma das maiores empresas que gera conteúdo em torno desse mercado, inclusive com a transmissão de campeonatos. Seu CEO, Ralf Reichert, calcula que haja 145 milhões de fãs de esportes eletrônicos no mundo, mais do que hóquei e outros esportes.

Para o executivo, o mobile constitui a próxima fronteira a ser explorada. Ele acredita que em breve jogos móveis ganharão popularidade também como esportes. Alguns dos que começam a trilhar esse caminho são Clash of Clans, VainGlory e Dota Legend.

FONTE E CRÉDITOS > TI INSIDE em convergecom.com.br/tiinside/webinside/25/02/2016/ceo-do-buzzfeed-mobile-social-e-digital-se-tornaram-inseparaveis-2/?noticiario=WI&__akacao=2912920&__akcnt=3917f47a&__akvkey=fe63&utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=TI+INSIDE+Online+-+WEBINSIDE+-+03%2F03%2F2016+06%3A49

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