Entrevista com Jailton Lopes Barbosa – Auditor da DQS.
1- Sobre a ISO 9001 e suas versões.
Trata-se de uma norma de gestão internacional que fornece requisitos para gestão da qualidade que teve sua primeira versão em 1987 e em seguida em 1994, e foram adotadas por indústrias apenas.
No ano 2000 houve novamente uma revisão, onde a abordagem por processos permitiu sua adoção por qualquer tipo de empresa, desde que tenha um cliente, serviços por exemplo.
A última versão, bem mais flexível, é de 2008 e que está sendo adotada nos dias de hoje e, cada vez mais, empresas de variados segmentos estão adotando, com destaque aos prestadores de serviços.
2- Como você identifica o interesse de uma empresa com foco nesta certificação, este comportamento deve-se por estratégia comercial ou pela busca por melhores resultados em sua organização?
Jailton: Geralmente o interesse das empresas está na estratégia comercial, para aumentar seu mercado de atuação ou por requisito de algum cliente para manter ou fechar algum contrato. Mas as empresas também tem o interesse em buscar a melhoria em seus processos e eficiência em seus resultados, tendo a ISO 9001 como ponto de partida para a caminhada rumo à excelência em sua gestão da qualidade.
3- Como uma empresa inicia o processo de implementação segundo a norma ISO 9001?
Jailton: A partir da versão 2000, a ISO 9001 adotou o modelo de gestão por processos para o desenvolvimento, implementação e melhoria do sistema de gestão da qualidade. Sendo assim o primeiro passo para a implementação da ISO 9001 é mapear os seus processos, determinando a sequência e interação entre os mesmos, de forma a permitir o gerenciamento das diversas atividades interligadas da empresa.
4- Quanto tempo uma empresa leva para o processo de adequação a norma ISO 9001? Ou certificar?
Jailton: Isso depende muito da complexidade de cada organização, de seu empenho nas atividades e disponibilidade de recursos, mas geralmente uma empresa leva em média 10 meses para a adequação ou certificação.
5- Como ocorre o processo de auditoria do órgão certificador?
Jailton: O processo com a Certificadora inicia-se pela Fase de Auditoria de Análise de Documentação e Fase de Auditoria de Certificação, com intervalo aproximado de 30 dias entre uma e outra.
Concluída esta última fase com sucesso a empresa recebe um Certificado com validade de três anos. Durante este ciclo a Certificadora realiza anualmente uma auditoria chamada de Manutenção, visando justamente a validação da conformidade do sistema.
6- Quais os ganhos de uma empresa com esta certificação?
Jailton: O maior ganho da certificação é o próprio objetivo da norma ISO 9001, ou seja, demonstrar sua capacidade em atender as necessidades do cliente e aumentar sua satisfação, melhorar os seus processos e a eficiência de seus resultados. Vale ressaltar que a mudança na cultura organizacional com o comprometimento na satisfação dos clientes e com a empresa tem um ganho muito significativo, entre muitos outros.
7- Muitas empresas pensam que esta certificação, serve para produtos fabricados pela mesma, de fato isso é verdade?
Jailton: Não, a ISO 9001 pode ser aplicada a qualquer tipo de empresa, desde que tenha um cliente.
8- Planejamento é uma das chaves do sucesso para este processo, quais seriam as outras?
Jailton: Além do planejamento o envolvimento das pessoas é muito importante. O sucesso da certificação dependerá muito do comprometimento de todos os envolvidos nos processos, principalmente da Liderança.
9- Qual o custo médio gasto para esta certificação?
Jailton: Existe uma variação muito grande de preços entre as certificadoras, mas a grande maioria disponibiliza orçamentos online, onde são considerados:
· Ramo de atividade
· Produto
· Número de colaboradores
· Número de turnos
· Complexidade dos processos da empresa
A lista completa das certificadoras credenciadas pelo INMETRO é encontrada no seguinte endereço:
10- O RD é o profissional responsável pela gestão e representação da direção ou empresa diante deste processo. Qual a qualificação para este profissional necessária?
Jailton: O RD é uma pessoa dentro da organização que vai assegurar a implementação e a manutenção dos processos do Sistema de Gestão. É ele quem informa o desempenho da implementação e as necessidades de melhoria para a direção. Ele também promove a conscientização sobre os requisitos do cliente em toda a organização e deve ter conhecimentos sobre:
- a cultura organizacional da sua empresa
- as atividades da organização
- ·administração geral
- Informática
Qualificações: Jailton Lopes Barbosa, sócio-diretor da J & S Consultoria em Sistemas de Gestão Ltda, formado em Administração de Empresas e Gestão de Negócios, Consultor e Auditor Líder nas normas ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental), ISO 50.001 (Gestão de Energia) e OHSAS 18001 (Saúde e Segurança Ocupacional).