Chat para atendimento aos clientes: como fazer
Antes de oferecer chat para atendimento aos clientes, estude suas demandas internas, escolha um software de gerenciamento e oriente a postura de seus colaboradores
Com clientes cada vez mais online, é primordial que empresas posicionem-se de maneira a contemplá-los. O contato tanto no momento anterior, quanto posterior à venda pode ser realizado em bate-papos localizados no próprio site da organização. Também é normal que o cliente possua algumas dúvidas ao longo do processo de compra, ou enquanto utiliza o produto ou serviço. Dessa forma, o chat para atendimento aos clientes consolida-se como opção de campanha receptiva rentável e eficaz.
O atendimento em tempo real é uma boa estratégia para conquistar o cliente logo de cara. Isso acontece porque quando uma pessoa visita o site de uma empresa e visualiza de maneira clara a opção de chat para atendimento aos clientes, certamente terá uma boa impressão. Afinal, é sinal de que a marca está disposta a dialogar e coloca-se à disposição para resolver eventuais problemas ou sanar dúvidas.
Essa opção de relacionamento também é mais viável em determinadas situações quando comparada ao e-mail. Na maioria das vezes, o cliente necessita as informações de maneira quase instantânea. Por outro lado, é menos invasiva do que uma ligação telefônica. E, se a conversa pelo bate-papo online for boa, o cliente poderá sentir-se instigado à conhecer a loja pessoalmente. É um bom momento para transmitir a credibilidade da sua marca. Em suma, o bom relacionamento é essencial e tendência para 2014 , conforme evidenciamos em post recente sobre o assunto.
Para que o seu contact center ofereça um bom serviço de chat para atendimento aos clientes, separamos três sugestões. São elas:
Escolha um software unificado de gerenciamento
A fim de garantir a estabilidade e a qualidade do chat para atendimento aos clientes, pense em investir em uma solução tecnológica que ofereça essa demanda. Também pense nos seus funcionários: escolha um software de fácil manuseio, em que eles não encontrem restrições no uso. Indo mais além, é interessante que o programa integre todas as outras modalidades de atendimento do seu call center.
Ajuste a demanda conforme a necessidade da sua empresa
Tenha claro quais são as suas demandas internas e organize o relacionamento com os clientes a partir delas. Com um sistema integrado, é possível configurar níveis de prioridade dos diferentes canais de atendimento. Ou seja, em uma interface única, é possível determinar o que será atendido primeiro: uma mensagem via chat ou uma chamada, por exemplo. Além disso, algumas soluções permitem a execução de diferentes campanhas simultaneamente.
Cobre postura dos seus colaboradores
Se o seu serviço ou produto possui venda na internet, esse momento é crucial. É fundamental que você, como gestor, oriente os seus funcionários a agir da melhor maneira possível para captar novos clientes. No entanto, o atendimento pós-venda é tão importante quanto. Por esses motivos, realize treinamentos com certa frequência e incentive boas práticas. Agilidade nas respostas, postura ativa e atenciosa, além da tentativa de sanar todas as dúvidas dentro do chat, são boas recomendações.
Fonte: Blog da Teclan
Fonte e créditos: Portal Call Center em portalcallcenter.consumidormoderno.uol.com.br/gestao/melhores-praticas/chat-para-atendimento-aos-clientes-como-fazer
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