Chat para atendimento aos clientes: como fazer
4 fevereiro 2014
| Por Hudson Lima
Antes de oferecer chat para atendimento aos clientes, estude suas demandas internas, escolha um software de gerenciamento e oriente a postura de seus colaboradores
Com clientes cada vez mais online, é primordial que empresas posicionem-se de maneira a contemplá-los. O contato tanto no momento anterior, quanto posterior à venda pode ser realizado em bate-papos localizados no próprio site da organização. Também é normal que o cliente possua algumas dúvidas ao longo do processo de compra, ou enquanto utiliza o produto ou serviço. Dessa forma, o chat para atendimento aos clientes consolida-se como opção de campanha receptiva rentável e eficaz.
O atendimento em tempo real é uma boa estratégia para conquistar o cliente logo de cara. Isso acontece porque quando uma pessoa visita o site de uma empresa e visualiza de maneira clara a opção de chat para atendimento aos clientes, certamente terá uma boa impressão. Afinal, é sinal de que a marca está disposta a dialogar e coloca-se à disposição para resolver eventuais problemas ou sanar dúvidas.
Essa opção de relacionamento também é mais viável em determinadas situações quando comparada ao e-mail. Na maioria das vezes, o cliente necessita as informações de maneira quase instantânea. Por outro lado, é menos invasiva do que uma ligação telefônica. E, se a conversa pelo bate-papo online for boa, o cliente poderá sentir-se instigado à conhecer a loja pessoalmente. É um bom momento para transmitir a credibilidade da sua marca. Em suma, o bom relacionamento é essencial e tendência para 2014 , conforme evidenciamos em post recente sobre o assunto.
Para que o seu contact center ofereça um bom serviço de chat para atendimento aos clientes, separamos três sugestões. São elas:
Escolha um software unificado de gerenciamento
A fim de garantir a estabilidade e a qualidade do chat para atendimento aos clientes, pense em investir em uma solução tecnológica que ofereça essa demanda. Também pense nos seus funcionários: escolha um software de fácil manuseio, em que eles não encontrem restrições no uso. Indo mais além, é interessante que o programa integre todas as outras modalidades de atendimento do seu call center.
Ajuste a demanda conforme a necessidade da sua empresa
Tenha claro quais são as suas demandas internas e organize o relacionamento com os clientes a partir delas. Com um sistema integrado, é possível configurar níveis de prioridade dos diferentes canais de atendimento. Ou seja, em uma interface única, é possível determinar o que será atendido primeiro: uma mensagem via chat ou uma chamada, por exemplo. Além disso, algumas soluções permitem a execução de diferentes campanhas simultaneamente.
Cobre postura dos seus colaboradores
Se o seu serviço ou produto possui venda na internet, esse momento é crucial. É fundamental que você, como gestor, oriente os seus funcionários a agir da melhor maneira possível para captar novos clientes. No entanto, o atendimento pós-venda é tão importante quanto. Por esses motivos, realize treinamentos com certa frequência e incentive boas práticas. Agilidade nas respostas, postura ativa e atenciosa, além da tentativa de sanar todas as dúvidas dentro do chat, são boas recomendações.
Sua empresa oferece chat para atendimento aos clientes? Compartilhe sua experiência ou dúvida conosco pelos comentários.
Fonte e créditos: Blog Teclan em blog.teclan.com.br/chat-para-atendimento-aos-clientes-como-fazer/?utm_source=Teclan&utm_campaign=258aa284e2-Newsletter_18&utm_medium=email&utm_term=0_010b180426-258aa284e2-340622893
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