Checklist para um bom sistema para cobrança em grandes centrais

04/11/2014 21:28

Sistema para cobrança deve fornecer dados de cada devedor ao operador, ser integrável a outras ferramentas e incentivar abordagem multicanal

Após estabelecer réguas de cobrança, novos call centers especializados na recuperação de crédito devem escolher um software que dê base às operações. A escolha do software para cobrança deve levar em consideração perfis distintos de inadimplentes, valores a serem cobrados, tipo de pagamento a ser realizado e o tempo que se poderá esperar pela quitação da dívida. Ainda que se introduza a tecnologia nesse tipo de operação, é fundamental que a abordagem seja feita com cautela – afinal, cobrar alguém é sempre uma operação delicada. Um bom sistema para cobrança pode auxiliar esse cenário, principalmente em grandes centrais, que possuem um volume bastante elevado de contatos a serem feitos diariamente. Veja as nossas recomendações para a escolha da tecnologia:

 

Fornecimento de informações detalhadas do devedor

O melhor sistema para cobrança é aquele capaz de disponibilizar um relatório completo que contenha o histórico de cada cliente em situação de inadimplência – se já foi enviado SMS, notificação judicial e etc. Há uma orientação do que deve ser feito em seguida na tentativa de recuperar o crédito. Também são informadas as condições de pagamento da dívida ou a possibilidade de descontos, por exemplo. Trata-se, portanto, de um aspecto estratégico.

Os dados devem ser dispostos de forma objetiva na interface do software, para que o agente não encontre dificuldade de checar as informações antes, durante e depois da abordagem. Essa característica torna a interação mais assertiva e, ao mesmo tempo, mais pessoal.

 

Possibilidade de integração a outras ferramentas

Um bom pacote de soluções facilita o processo descrito no tópico anterior mediante integração do software para cobrança ao CRM da empresa. Além disso, com a integração, é facilitado o carregamento do mailing de discagem. Também é válido destacar a possibilidade de alteração dos contatos diretamente no mailing do discador, em tempo real, de forma que o cliente pode ser removido do processo de discagem da operação de cobrança assim que efetuar a quitação do seu débito, por exemplo. Em suma, a integração é capaz de adaptar todo o sistema para cobrança escolhido de acordo com a necessidade de cada perfil de call center e de cada operação. Os resultados consistem no aumento da produtividade, eficiência e gestão.

 

Abordagem multicanal

Em grandes centrais, nem sempre é possível abordar todos os devedores por telefone e, mesmo que isso fosse possível, nem sempre é a melhor estratégia. Alguns clientes inadimplentes têm preferência por outros tipos de abordagem, mais sutis e menos invasivas, a exemplo do envio de mensagens de textos. Com um bom sistema para cobrança, é possível operar campanhas de SMS ativas ou receptivas, que podem ser acionadas como alertas de pagamento ou anúncio de quitação da dívida. Sem sobrecarga no call center, há intensificação do relacionamento com os clientes, aumento da produtividade e dos níveis de serviço. A introdução de chats também é outra opção para tornar o atendimento da central ainda mais multicanal.

 

Aproveitamento do discador outbound

O portal Call Centre Helper recentemente deu algumas dicas de boas práticas para discador outbound, que podem beneficiar as operações de cobrança em grandes centrais. A primeira delas diz que as centrais devem ajustar o número de telefone que aparece para os devedores a fim de aumentar as chances de os clientes atenderem as chamadas. Se sua central irá ligar para consumidores de São Paulo, é interessante que o número identificado também apareça como da mesma localidade.

Além disso, os especialistas do portal ainda destacam que o discador escolhido pode ser o mais moderno disponível no mercado, mas que se não houver análise de dados no call center, a ferramenta não trará retorno para a empresa

 

Você possui um bom sistema para cobrança? O que mais aprecia nele? Compartilhe o seu relato conosco pelos comentários.

 

FONTE E CRÉDITOS > BLOG DA TECLAN em blog.teclan.com.br/checklist-para-um-bom-sistema-para-cobranca-em-grandes-centrais/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=checklist-para-um-bom-sistema-para-cobranca-em-grandes-centrais

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