Chery Brasil utiliza rede de Internet da Neovia para visualizar todas as informações administrativas baseadas na “nuvem”

11/12/2013 21:21

 

Aplicação beneficia diretamente 200 funcionários nas cidades de Salto, onde está o Centro de Distribuição, e Jacareí, onde estão sendo construídas a fábrica de veículos e a sede administrativa

 

Fundada em 1997, a Chery Automobile Ltda. é a maior montadora independente da China, com presença em 80 países, 16 unidades produtivas e aproximadamente 25 mil funcionários em todo o mundo. No Brasil, a Chery iniciou atuação em 2009 por meio de representantes comerciais.

Já em 2012, um novo marco na história a empresa: surge a Chery Brasil, a partir do momento que a empresa decidiu iniciar a operação direta para criar uma infraestrutura local que atendesse as demandas do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto), criado pelo Governo Federal para estimular o investimento na indústria automobilística nacional.

A primeira ação da Chery Brasil aconteceu em abril do ano passado, quando inaugurou, na cidade de Salto (SP), seu Centro de Distribuição, o qual consiste em um depósito de peças que atende aos modelos comercializados pela marca no País.

 

Cenário

No momento da criação do Centro de Distribuição, já havia a consciência sobre a importância de um link de Internet para garantir o desempenho ideal na execução dos processos administrativos.

“Todos os dados operacionais e gerenciais coletados pelo Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) da Chery Brasil estão armazenados na plataforma de Cloud Computing. Ou seja, está tudo na nuvem e não existe armazenamento em uma rede física nas dependências do Centro de Distribuição. Por esse motivo, detectamos a necessidade de uma conexão rápida à Internet para que os dados pudessem ser acessados e gerenciados adequadamente”, diz Fernando Santos, gerente de Tecnologia da Informação da Chery Brasil, justificando a dependência do ERP pela Internet.

Por esse motivo, a Chery iniciou um processo de avaliação do portfólio  disponibilizados por empresas de tecnologia, o qual teve a Neovia (prestadora de serviços de telecomunicações com uma rede totalmente baseada em tecnologia IP wireless) como vencedora para fornecer a infraestrutura e os serviços de rede no Centro de Distribuição.

De acordo com Fernando Santos, os diferenciais apresentados pela Neovia foram a capacidade de implantação em curto prazo e, principalmente, a expertise em projetos realizados a partir de sua estrutura técnica própria, de modo que não houvesse despesas para a Chery criar uma estrutura local.

“Recebemos referências de uma instituição de ensino e uma entidade administração pública que são clientes da Neovia e possuíam demandas semelhantes às da Chery. Ambas nos comprovaram um excelente custo-benefício devido aos resultados operacionais que aperfeiçoaram a gestão corporativa”, afirma o executivo.

De acordo com Luiz Buslik, Chief Commercial Officer (CCO) da Neovia, outro ponto de destaque da Neovia no processo de concorrência foi a compreensão detalhada das características da infraestrutura de comunicação da Chery Brasil. “Detectamos que a Chery, assim como as demais startups do mercado brasileiro, necessitava de links estáveis e de alta capacidade, tanto de tecnologia MPLS (viabiliza múltiplos serviços de rede sobre uma infraestrutura compartilhada) quanto de saída de Internet. Essa demanda veio ao encontro dos pontos mais fortes da atuação da Neovia”, explica Buslik.

 

Projeto

Após prestar consultoria técnica à equipe de tecnologia da Chery Brasil, a Neovia definiu que a solução ideal para atender as necessidades da empresa era um link de 20 Mbps para Internet via sinal de rádio, adequado para atividades baseadas na Internet que necessitam de elevado desempenho. “A implantação realmente foi rápida, pois o tempo entre a assinatura do contrato e o início do funcionamento da rede foi de apenas dez dias”, destaca Fernando Santos.

 

No início do projeto, a Chery utilizou o link da Neovia para suportar toda a operação do Centro de Distribuição, incluindo importação, vendas e distribuição de peças, além das demandas das áreas de logística, comércio exterior e relacionamento com cliente, entre outras.   Posteriormente, com o aumento da quantidade de usuários corporativos devido à rápida expansão dos negócios da Chery, notou-se também uma crescente demanda por Internet de banda larga para acesso aos dados do ERP.

“Tudo isso levou à ampliação do escopo do projeto em março deste ano, de modo que adotamos mais dois links de Internet da Neovia para acessar os dados do ERP em nossa operação de Jacareí, sendo 10 Mbps para o escritório administrativo e outros 20 Mbps na fábrica de veículos”, contextualiza Santos.

 

Benefícios

Ao todo, 200 usuários da Chery distribuídos entre o Centro de Distribuição, a sede administrativa e a fábrica de veículos são impactados diretamente pelo uso dos links de Internet da Neovia. “O principal benefício foi a visualização rápida e integral das informações geradas pelos respectivos ERPs de cada unidade, permitindo que todos os processos corporativos internos sejam executados com a agilidade desejada e um excelente nível de performance”, exemplifica o gerente de TI da Chery Brasil.

Outros resultados positivos gerados para a Chery foram:

  • Disponibilidade integral e estabilidade da rede: Os links eliminam qualquer possibilidade de inoperância, a qual poderia acarretar em impossibilidade de executar os procedimentos internos.
  • Velocidade: Rapidez na navegação, com taxa de transferência de dados atingindo a velocidade contratada de 20 Mbps; e rapidez também na transmissão de dados até o servidor.
  • Atendimento aos clientes: Devido ao acesso em tempo real a todos os dados, a comunicação com os clientes da Chery Brasil também é ágil e otimizada.

 

Sobre a Neovia

O Grupo Neovia foi fundado em 2001. Seu foco é oferecer soluções de conectividade para o mercado corporativo, com serviços inteligentes e tecnologia de última geração, tendo como diferenciais: qualidade, preços competitivos, agilidade e operação por meio de rede própria de comunicação.

A Neovia, por meio de sua controlada Directnet, é uma operadora habilitada a comercializar serviços de comunicação multimídia. A empresa possui a maior área de cobertura sem fio no Estado de São Paulo, abrangendo a Grande São Paulo e regiões metropolitanas de São José dos Campos, Campinas, Sorocaba, Santos e Ribeirão Preto, com tecnologia de transmissão wireless (microondas) de sistema de conexões (backbone) redundante e dupla saída de internet. A Neovia tem como seus principais acionistas: Intel Capital, DGF/REIF e Stratus. Mais informações em www.neovia.com.br

 

Sobre a Chery

A Chery estreou no mercado brasileiro em agosto de 2009 com o SUV Tiggo. Hoje, a montadora comercializa também os modelos Face, S18, Cielo, nas versões Hatch e Sedan, o famoso Chery QQ, Celer e o recém-lançado Novo Tiggo.

Além do design arrojado, os modelos Chery contam com itens de série como air-bag, ar-condicionado, freios ABS, entre outros artigos que os caracterizam como carros completos, tornando a Chery uma referência no mercado por levar ao consumidor esses diferenciais.

A Chery conta atualmente com 78 concessionárias localizadas em todo o território nacional, marcando presença em todas as capitais brasileiras. Em 2014, a montadora inaugura sua unidade fabril já em construção, na cidade de Jacareí, SP. A nova planta recebe investimento de US$ 5300 milhões e deve produzir cerca de 150 mil unidades anualmente.

 

Sobre a Chery International

Fundada em 1997, a Chery Automobile Ltda. é a maior montadora independente da China. Sediada em uma área de aproximadamente dois milhões de metros quadrados, na cidade de Wuhu, província de Anhuí, a Chery está presente em mais de 80 países e conta com 14 unidades produtivas em 13 países e distritos/regiões, empregando aproximadamente 24 mil funcionários em todo o mundo.

Com apenas 16 anos de existência, a Chery apresenta resultados de constante evolução. Em 2012, a montadora comercializou 570 mil unidades em todo o seu mercado interno e externo, sendo 190 mil desses fora da China. Em seu país natal, esses resultados renderam à fabricante o primeiro lugar entre as empresas automotivas independentes pelo 12º ano consecutivo e o título de maior exportadora de carros pelo décimo ano seguido. Além disso, a marca detém a maior parcela de participação de mercado entre os veículos de passeio.

 

Mais informações - BRSA - branding and sales (Assessoria de Imprensa da Neovia)
Coordenadora de imprensa:
Marcia Becker – mbecker@brsa.com.br – 11 98472 9941
Assessor de imprensa:
Wagner Hiroi – whiroi@brsa.com.br – 11 98563 0119 Fone: 11 5501 4007

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br