Chilli Beans com tudo

12/10/2011 14:30

Tudo começou em1998, com um pequeno estande no Mercado Mundo Mix — feira de moda voltada para o público jovem —, em São Paulo. Hoje são 350 lojas espalhadas pelo Brasil, Estados Unidos, Portugal e Angola. Uma trajetória que coloca a Chilli Beans como a maior rede de lojas de óculos da América do Sul – tambem é dela o maior market share, detém 16% do mercado, acima de Ray Ban, com 9%. Tem atraído a atenção do varejo internacional. 

Caito Maia, criador da Chilli Beans, durante o WRCCaito Maia, criador da Chilli Beans, durante o WRCEm setembro, o criador da Chilli Beans, Caito Maia, esteve entre os palestrantes convidados para o painel The emerging market challenge 2 – Brazil Focus, durante o World Retail Congress, evento internacional de varejo que aconteceu em Berlim. “O convite para o evento já foi uma honra, pois fui chamado por Michael Poynor, um dos mais renomados consultores de varejo do mundo”, disse o empresário brasileiro.

Mediado por Poynor, a palestra abordou o crescimento da economia e do setor do varejo no Brasil. Além de Maia, participaram do painel Daniela Bretthauer (Raymond James Financial), Frederico Oldani (Hering) e o antropólogo escocês Luke Dawdney. Segundo Caito, o público formado por alguns dos mais importantes CEOs de varejo do mundo ficou bastante curioso em relação às empresas brasileiras. “Mesmo no jantar de confraternização pós-evento, várias pessoas quiseram propor negócios”, completou.

Durante a apresentação, Caito contou que nunca teve medo de arriscar mesmo quando resolveu investir em vending machines para vender óculos em aeroportos e estações de metrô, investimento que tem se mostrado ineficaz, já que o brasileiro não está aderindo à novidade. “Em compensação outra inovação, os caminhões itinerantes que circulam por cidades com poucos habitantes têm se mostrado um grande negócio”, comenta. O caminhão foi a saída perfeita para vender naquelas cidades em que o investimento em uma loja não se justifica.

Mais do que proteger do sol, os óculos da Chilli Beans são um acessório de moda e a loja ou quiosque da marca está longe de ser tediosa. Caito lança toda semana dez novos modelos de óculos e a estrutura dos PDVs permite mudanças constantes, de forma que o consumidor nunca sabe o que vai encontrar na próxima visita. Seu modelo de negócio está no alto giro, nenhum estoque e preço baixo. “Não sei vender caro, é um modelo que não acredito”.

 A marca tambémposta em cobranding com importantes nomes do design nacional como Isabela Capeto, Alexandre Herchovitch e Ronaldo Fraga. Em um dos modelos da coleção de Fraga, inclusive, há a inscrição de um poema na lente, apenas visível contra o sol. Apresentado oficialmente na 31ª edição do São Paulo Fashion Week, o projeto de coleções assinadas reúne óculos solares e armações para receituário.

A ideia é aliar o know how, a agilidade e o volume de produção da empresa ao perfil de cada artista, valorizando a diversidade de estilos. “Trata-se de uma evolução de nossa parceria com Herchcovitch, firmada em agosto de 2010. Esse intercâmbio de moda foi tão bem-sucedido que decidimos renovar com o estilista por dois anos e ampliar nosso relacionamento com designers e artistas, inicialmente com representantes do Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais”, explica Caito.

Outra novidade que começou a chegar nas lojas no último mês foi uma coleção de óculos com inscrições da cor e do modelo em braile. A ideia partiu da equipe de massagistas portadores de deficiência visual que trabalha na sede da Chilli. “O Brasil tem, atualmente, mais de dois milhões de pessoas portadoras de deficiências visuais. Então já estava mais que na hora de uma marca de acessórios dar atenção a esse público”, explica Caito. Antes de produzir as peças, a Chilli Beans realizou inúmeros testes com portadores de deficiência visual. “O resultado foi incrível. Alguns deles chegaram a se emocionar por serem incluídos nesse universo de óculos, que é tão familiar para eles”, completa.

A marca também reúne no seu mix modelos que foram sugeridos por vendedores, que são recordistas de vendas.

 

www.cmnovarejo.com.br/ponto-de-venda/formatos-de-loja/1908-chilli-beans-com-tudo

Fonte e créditos: NOVAREJO

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br