Cinco melhores formas do varejista on-line se conectar com seus clientes

08/02/2012 20:39

80% dos consumidores on-line leem a opinião dos outros clientes antes de comprar. Em função disso, saiba como os varejistas podem repensar suas fórmulas e cativar mais consumidores on-line

A internet, como canal de comunicação, não é mais passiva como antes. De 2007 a 2009 houve uma queda de 50% na quantidade de pessoas que clicam num determinado anúncio. E hoje, 80% dos consumidores on-line leem a opinião dos outros clientes antes de comprar. 

 

 

O respeitadíssimo Mitch Joel, autor de “Seis Pixels de Separação”, faz um paralelo muito interessante sobre a evolução do comportamento das pessoas, no ambiente virtual, e como os varejistas podem repensar a forma de se contentarem com o consumidor on-line. Mitch fala de cinco conceitos que devemos considerar para envolver ativamente os atuais consumidores on-line, e gostaria de compartilhá-los neste artigo.

 

 

1) Os consumidores esperam que as suas compras sejam sociais
A essência do ser humano é ser social e compartilhar informações. O conceito da sabedoria das multidões é absolutamente poderoso e deve ser respeitado. Joel alerta para o fato de que um review negativo influencia muito mais nas vendas do que uma crítica positiva.  Por que isso? Porque tudo o que fazemos é social. As pessoas compram porque é social.

 

 

2) Interações reais por pessoas reais
Lembramos aqui uma famosa citação de Eckart Walter, ex-VP of Product Management do Yahoo! Search, que ilustra perfeitamente este tópico: "Já não navegamos mais à toa na internet, lendo, ouvindo ou assistindo. O que fazemos é compartilhar, socializar, colaborar e, acima de tudo, criar". Eu chamo atenção para o verbo criar. Quando fazemos o consumidor on-line interagir com as lojas virtuais ao ponto de criar alguma coisa dentro do site, seja uma comunidade, um pacote de produtos, um encontro, uma marca, ele muda de lado e passa a vestir a camisa da própria empresa, sendo mais do que um cliente fiel.

 

 

3) O futuro é agora. Conheça o envolvimento atual do consumidor
Joel usa como exemplo um aplicativo chamado SnapTell, que permite que você tire uma foto de um produto – por exemplo, um livro sobre uma mesa de café – e esse aplicativo, em seguida, mostra todos os lugares em que você pode comprá-lo on-line, ordenado por preço, com comentários, além de mostrar lojas físicas próximas que também possuem o livro para venda. Mas ele alerta: "Isso não é o futuro, isso é agora. Este é o ambiente atual do consumidor".

 

 

4) Vá aonde seu cliente está. E envolva-o!
É extremamente importante identificar o seu cliente e adequar a sua estratégia de mídia social conforme as necessidades de cada um, sem receita de bolo. Joel gosta muito do modelo da BestBuy no Facebook, que permite ao consumidor realizar as compras sem sair do site, assim como acontece com a BestBuy Express física em diversos aeroportos e locais públicos nos EUA. Aqui no Brasil já temos cases semelhantes como a Fan Shop da Privalia, no Facebook. Vale a visita aos dois cases.

 

 

5) Não se trata de números
Não se importe com a quantidade de fãs que você tem ou quantos seguidores você possui no Twitter. Concentre-se em conhecer realmente os seus consumidores. As pessoas querem fazer parte da comunidade. Identifique as que amam a sua marca e descubra uma maneira de se conectar com elas. Comece pequeno, mas conheça sua comunidade!

Tiago Baeta é diretor executivo do Grupo iMasters e idealizador do Projeto E-Commerce Brasil

 

www.portalnovarejo.com.br/colunistas/colunistas/cinco-melhores-formas-do-varejista-on-line-se-conectar-com-seus-clientes

Fonte e créditos: NOVAREJO

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br