Colaboração em alta

14/10/2014 22:36

Estudo revela que 60% dos entrevistados preferem trabalhar em equipe

» Diogo Forghieri

A capacidade de se trabalhar em equipe vem sendo cada vez mais valorizada nos últimos anos no ambiente laboral. Nas seleções de recrutamento, por exemplo, este é um dos pontos mais destacados dentro do processo. Por isso, a Randstad realizou uma pesquisa a fim de levantar os dados que refletem o comportamento dos profissionais nesse aspecto. Por meio do estudo, que consultou mais de 13.200 de 33 países onde a organização tem operações, pôde-se verificar que, sim, a maioria das pessoas acredita que trabalha melhor em grupo. Exatamente 60% das pessoas responderam que trabalham melhor em equipe do que individualmente. Aproximadamente o mesmo número de respondentes, 61%, diz que agora passa mais tempo em colaboração com colegas do há cinco anos.
 
Segundo Diogo Forghieri, gerente regional da Randstad Professionals, empresa do grupo que se dedica ao recrutamento e seleção de profissionais de média e alta gerência, esse percentual tende a aumentar, pois 87% concordam que a importância da colaboração está crescendo com o avanço da tecnologia. "A facilidade que as pessoas encontram hoje em dia para se conectarem entre si aproximou também as equipes, que podem trabalhar juntas graças à utilização de dispositivos mais modernos e ferramentas avançadas de TI. Dentro dessa realidade, entretanto, deve ser levado em conta que na maioria dos casos nada substitui o convívio diário. Isso se nota quando 76% dos consultados respondem que, acima de tudo, preferem trabalhar cara a cara com seus colegas", avalia.
 
Alguns dos pontos mais surpreendentes da pesquisa apontam que 72% dos participantes acreditam que deve haver mais incentivos à colaboração dentro das companhias do que à competição indivudual e que para 62% os empregadores reconhecem e recompensam o esforço pela contribuição à equipe. No entanto, mais da metade, 51%, indica que, a partir do momento em  que suas avaliações são baseadas no desempenho individual, perde-se o valor do trabalho em equipe.
 
De acordo com 89% dos respondentes de todos os países e representantes de diferentes culturas, trabalhar em equipe requer habilidades sociais específicas, e 87% acreditam que conhecer os seus colegas de trabalho é fundamental quando o objetivo é descobrir como motivá-los. Mesmo dentro de grupos que se conhecem muito bem, 73% preferem contar com equipes diversas a estar somente entre pessoas parecidas. Aliás, 86% julgam de fundamental importância que os colaboradores tragam ao ambiente laboral experiências variadas de trabalho, bem como competências e habilidades distintas. Já 77% concordam que a principal diversidade é a que une pessoas de idade, sexo, raça e formação cultural diferentes.

 

FONTE E CRÉDITOS > CALLCENTER.INF.BR em www.callcenter.inf.br/estatisticas/55860/colaboracao-em-alta/ler.aspx

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br