Comércio precisa se adaptar aos consumidores do futuro
Qui, 12 de Julho de 2012 15:50 Escrito por Redação
O comerciante, seja de bens ou de serviços, precisa abandonar o modelo de vendas "umbigo no balcão" e passar a vender com "conversa no pé do ouvido", esta é a opinião de Francisco Javier Sebastian Mendizabal, sócio fundador da Trade Marketing, que participou do seminário "O Consumidor do Futuro" na última terça-feira (05 de junho) , organizado pela Fecomercio-SP.
"O comércio precisa passar a pensar no consumidor como indivíduo e se dedicar a oferecer boas experiências de compra", afirma Mendizabal. "Hoje, o 'como' impacta mais na satisfação do consumidor do que o 'o que'", completa.
De acordo com o presidente do Conselho de Criatividade e Inovação da Fecomercio-SP, Adolfo Melito, o mercado está passando por uma mudança de paradigmas. "Até ontem, a mentalidade dominante foi a do 'pensar global, agir local', mas, a partir de agora, teremos que pensar local e agir global", pondera. Para Melito a lógica mudou completamente, ele afirma que as empresas devem buscar mais interação com seu público, seja para criar laços ou para aproveitar a criatividade de indivíduos. "Os produtos serão, cada vez mais, pensados a partir da opinião de pessoas e depois tem ampliado o alcance daquele produto para outras comunidades, países e culturas", prevê.
Segundo o sócio fundador da Future Concept, o italiano Francesco Morace, o consumidor do futuro é aquela pessoa que não está contente com o estilo de vida atual, que não se contenta em enquadrar em um estilo, uma casinha fechada e ficar lá. "As empresas precisam entender que cada consumidor é o centro do próprio mundo", alerta.
A posição é corroborada por Ivan de Moura Campos, sócio fundador da Zaphee, no qual aponta que a melhor forma de entender esse consumidor é estar sempre atento a seus anseios e manifestações. "A única certeza que temos é que, não importa o que acontecer, o consumidor moderno vai opinar". Campos destaca que as redes sociais devem ser acompanhadas de perto pelas empresas e alerta que não basta ver o que está acontecendo, é preciso participar. "Saber o que os consumidores estão pensando a respeito de seus produtos e serviços e providenciar respostas rápidas para os clientes é vital para a perenidade das empresas" resume.
E a sua empresa? Já pensa dessa forma?
www.brweek.com.br/conteudo/522-comercio-precisa-se-adaptar-aos-consumidores-do-futuro-
Fonte e créditos: BR WEEK
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