Como alcançar a excelência operacional
Por Marco Santos*
Atualmente, no competitivo e imprevisível mundo dos negócios, as empresas precisam melhorar constantemente ou então estarão fadadas à falência cedo ou tarde. Mas, para crescer de forma inteligente, é necessário que as boas práticas e a maximização das atividades que agregam valor sejam metas presentes em todos os processos da organização. É imperativo que os líderes da empresa entendam bem as operações para poderem reconhecer os pontos fortes e fracos e, consequentemente, diminuir ou eliminar os desperdícios da produção.
Isso se resume a algumas das premissas de Excelência Operacional. Grande parte das empresas no Brasil enfrentam problemas relacionados à baixa produtividade e ao alto custo de produtos e serviços de qualidade - elementos que tornam difícil a competição com outros mercados. Assim, a Excelência Operacional, mais do que nunca, precisa ser algo essencial dentro do desenvolvimento e da liderança organizacional de qualquer empresa. No entanto, não é algo alcançado facilmente e exige muita dedicação e empenho.
Para chegar lá é necessário atender algumas exigências. É fundamental que as metas sejam estabelecidas e bem delineadas e, claro, que estejam alinhadas com as propostas a serem desenvolvidas. Depois, é imprescindível que as mudanças e planos sejam comunicados de forma eficaz e acessível a todos as pessoas - a comunicação deve servir como aliada, e não ser um mais obstáculo a vencer. E, por fim, os resultados obtidos precisam ser avaliados periodicamente, e mais, é necessário que todos os envolvidos entendam como isso ocorreu para que as melhorias alcançadas sejam contínuas e, principalmente, duradouras.
Pensando em um plano de ação, primeiro é indispensável que se faça um diagnóstico da empresa, no qual os problemas e as oportunidades sejam identificados. Ademais, é preciso encontrar soluções para tais problemas. E por último, é a fase da implementação dessas mudanças. Para alcançar a Excelência Operacional de processos, produtos e resultados, a atitude e a mentalidade de todos os colaboradores tem que estar alinhadas com as metas de melhoria continua da empresa, mas, para isso acontecer, os funcionários devem passar por um bom treinamento e serem devidamente comunicados sobre aquilo que se espera deles. Quando um treinamento adequado aliado a uma comunicação eficaz é dado logo de início, erros, rejeições, reclamações e retrabalhos tendem a diminuir, o que resulta em reduções no custo operacional.
Para crescer, as empresas devem estar comprometidas a melhorar continuamente e, para impulsionar a eficiência e a competitividade da empresa, é necessário que uma análise interna seja realizada, identificando pontos fracos e fortes e eliminando o receio em modificar processos “já consolidados”. É preciso analisar a fundo se eles ainda se aplicam ou como podem ser otimizados a fim de minimizar ou eliminar os custos operacionais desnecessários.
Vale lembrar que a excelência operacional nasce de um objetivo, que deve conter um planejamento a ser percorrido, pois só assim o processo será passível de um acompanhamento para que haja ajustes ao longo do tempo, finalizando em uma melhoria. Esta, por sua vez, deve ser contínua e sempre seguir o foco inicial. Como resultado, você terá uma organização voltada para as necessidades do cliente, operando constantemente com base em boas práticas e alinhada com a gestão estratégica da empresa. Portanto, cabe aos gestores buscarem em cada uma das atividades do seu time uma linha tênue entre a demanda e a excelência.
Marco Santos é country managing director da GFT Brasil, companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor financeiro
Sobre o Grupo GFT
O Grupo GFT é um parceiro global de tecnologia para o futuro de temas digitais, desde a geração de uma ideia até o desenvolvimento e implementação de modelos de negócios sustentáveis.
A área GFT, que leva o mesmo nome da companhia, oferece consultoria especializada, desenvolvimento eficaz e implementação e manutenção de soluções de TI sob medida. A empresa é uma provedora líder de serviços de TI para o setor financeiro em todo o mundo.
A companhia também contempla uma área chamada emagine, que oferece às empresas de todos os setores a oportunidade de gerenciar de forma rápida e flexível recursos profissionais para projetos de tecnologia. Para isso, a companhia mantém uma rede internacional de especialista de TI e engenharia.
Na questão inovação está o CODE_n, uma plataforma internacional de inovação desenvolvida pelo grupo GFT que conecta startups promissoras e empresas já estabelecidas no mercado com uma rede global de parceiros. É um iniciativa na qual as ideias se tornam negócios.
Com sede na Alemanha, o Grupo GFT tem se destacado por mais de 25 anos de conhecimento e experiência em tecnologia e inovação. Fundado em 1987, o Grupo GFT tem 2.100 mil funcionários em 32 escritórios espalhados por oito países e obteve em 2013 faturamento de 260 milhões de euros. As ações da GFT estão listadas na Bolsa de Frankfurt. A empresa opera no Brasil desde 2005, onde emprega cerca de 230 profissionais que estão distribuídos por suas unidades de Sorocaba e São Paulo.
Informações para imprensa:
IMAGE Comunicação
Fone: (11) 5072-9960
Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.