Como conquistar equilíbrio entre pessoas e resultados
As equipes de vendas sofrem pressões em relação às metas e resultados diariamente. Conseguir equilibrar os números em vendas, por exemplo, e a motivação das equipes é sempre um desafio
Outros fatores também podem causar desarmonia e conflitos, já que lidamos com pessoas e buscamos métricas ousadas. Há empresas que estão bem em números, mas apresentam uma equipe com alto níveis de estresse ou desmotivadas. Há também o cenário oposto, pessoas felizes mas resultados abaixo da estimativa de crescimento da empresa. Para conquistar esse equilíbrio entre pessoas e números, a especialista em comportamento, Sueli Brusco, indica alguns tópicos que farão a diferença no planejamento estratégico corporativo.
Dê ênfase às metas – Mas sem exageros. É importante ressaltar que a empresa está buscando mercado e que esse planejamento só é possível com o empenho das equipes envolvidas. Por outro lado, as metas precisam ser reais. Portanto, dar ênfase significa buscar comprometimento e mostrar que esse é um desafio importante para empresa.
Descubra o que motiva sua equipe – Lançar metas significa exigir um pouco mais das equipes e tirar outras da zona de conforto. Mas para que esse “movimento” seja equilibrado e positivo é preciso entender o que motivaria individualmente cada um a conquistar melhores resultados. Lembre-se que, neste momento, você está lidando com o “desejo” de um colaborador e descobrir o que o motiva é fundamental para o resultado.
Divida a responsabilidade – Se você é o líder, você também faz parte desse plano. Não se esconda atrás da sua equipe, pelo contrário, partilhe problemas e busque ajudá-los nessa caminhada, seja um fator determinante.
Entenda a individualidade de cada um – Cobrar resultados é a pior parte desse processo. Mas se os números estão crescendo para alguns da equipe e para outros não, então é hora dar atenção aos que estão com dificuldade. A individualidade é algo natural e intrínseca ao ser humano e não há como estimular pessoas da mesma forma. Portanto, quando você for “cobrar” resultados busque maneiras positivas de fazer isso, sempre alimentando a motivação e não a desmotivação.
Apresente benefícios – Motivar pessoas buscando equilíbrio e bons resultados depende principalmente de uma contrapartida. “O que vou ganhar para ter mais cobranças e mais desafios, além dos que já tenho?”, esse é um questionamento que se não tiver um benefício atrelado, o resultado é a falta de comprometimento. Se você já sabe o que cada de sua equipe um de deseja ganhar para participar desse projeto, apresente os prêmios.
Metas e objetivos a curto prazo – O nível de comprometimento está ligado ao prazo que damos para nossa equipe atingir tais objetivos, e consequentemente, ao prazo de resgate do benefício. Idealizar o planejamento a longo prazo é estender a conquista de um desejo para longe e, certamente, seu colaborador vai apresentar uma curva negativa de desempenho. Campanhas curtas, movimentos rápidos e prêmios mais próximos. Não dá para motivar e entregar o prêmio só no final do ano, ao menos que aja premiações menores bimestralmente e a maior no final do ano. Pense nisso!
Crie campanhas curtas - Se as vendas caem bruscamente em alguns meses, crie campanhas curtas apenas para esse período, assim conquistará um equilíbrio nas contas.
Motivar, reconhecer e recompensar não concertam má gestão – Se os membros de sua equipe têm problemas de pontualidade, infelizes com o salário ou com a promoção que não aconteceu, esses são pontos que não podem ser resolvidos com uma campanha motivacional. São questões de gestão e devem ser corrigidas com outras práticas.
Fonte e créditos: Portal Call Center
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