Como contratar agentes de call center

25/05/2014 13:06

 

O telemarketing é um setor que frequentemente precisa de novos profissionais, seja para acompanhar o crescimento da área ou para repor funcionários que saíram.

Para selecionar as pessoas ideais para trabalhar no call center e diminuir a rotatividade no setor, que pode prejudicar a produtividade da equipe, é preciso que os recrutadores estejam atentos a certas qualidades nos candidatos.

Veja a seguir qualidades importantes que você deve observar na hora de contratar um atendente de call center ideal para a sua empresa:

 

Boa capacidade de comunicação

Um atendente de call center não pode ser uma pessoa tímida, pois seu trabalho se concentra em se comunicar com as pessoas e encontrar soluções para elas, quase que exclusivamente através do diálogo por telefone.

Para que esse contato seja produtivo, é importante que as habilidades de comunicação do funcionário sejam bem desenvolvidas, tanto a de fala quanto a de interpretação - e a timidez pode atrapalhar esse processo. Procure nos candidatos traços de extroversão, como o prazer em dialogar com os outros e a proatividade.

 

Concentração

Uma pessoa desatenta se dispersa com facilidade quando faz uma atividade muitas vezes, e no call center, apesar de cada cliente ser um caso diferente, o trabalho tende a se repetir com frequência.

Encontre pessoas concentradas, capazes de estar com a mente sempre 100% no trabalho. Profissionais assim conseguem atender clientes com mais eficácia e são muito mais produtivos do que um atendente desconcentrado, que precisa pedir para o cliente se repetir várias vezes por não conseguir captar a informação da primeira vez.

 

Paciência

O trabalho no call center pode ser bem estressante, se o atendente não tiver um temperamento calmo. Alguns clientes podem ser rudes, impacientes ou até mesmo falar grosserias. É preciso ter jogo de cintura para agir profissionalmente e não levar esse tipo de coisa para o lado pessoal.

Um bom atendente entende que ele está fazendo aquele contato em nome da empresa e deve representá-la o tempo todo, agindo com profissionalismo até mesmo diante dos comportamentos mais inusitados.

 

Agilidade

O contato com o cliente precisa ser uma experiência agradável, mas breve. Isso é importante tanto para a empresa, que precisa atender o maior número de clientes no menor tempo possível, quanto para o cliente, que na maioria das vezes interrompeu alguma atividade para falar com a empresa e tem outros compromissos para cumprir.

O atendente precisa ser ágil em seu trabalho, e isso muitas vezes quer dizer conversar com o cliente enquanto digita ou procura informações em seu computador. Não existe nada mais frustrante para um consumidor do que longos períodos de silêncio no telefone enquanto aguarda o atendente do outro lado da linha.

Procure profissionais ágeis, que também tenham um bom domínio de informática, pois esses são os que geralmente pegam o ritmo do trabalho mais facilmente.

Todas essas qualidades juntas com certeza farão de um candidato um atendente de call center excepcional. Mas você não deve descartar um candidato que deixe de apresentar alguma dessas características, pois todas elas podem ser desenvolvidas e aperfeiçoadas com um bom treinamento da empresa e dedicação do funcionário.

Sempre que surgir uma dúvida, confie em seu instinto de recrutador e se pergunte se, acima de tudo, aquele candidato tem a força de vontade necessária para se dar bem na profissão.

 

Você segue outras dicas na hora de contratar bons atendentes para o call center? Compartilhe com a gente suas experiências, deixe seu comentário abaixo!

 

AGRADECIMENTOS > FONTE E CRÉDITOS > CALLIX em www.callix.com.br/?utm_medium=email&utm_campaign=Novo+Post+no+Blog+-+21/05&utm_source=RD+Station#!Como-contratar-agentes-de-call-center/c1z4l/4F617808-D075-4FE7-9CBC-5C7E6921957A

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