Como controlar a ambição dos jovens?

16/10/2012 20:58
O grande desafio em lidar com a geração Y, que busca rápida ascensão profissional 24/09/2012 12:20
» Alan Cordeiro
Autor: Alan Cordeiro
 
Os jovens profissionais denominados "geração Y", estão entrando no mercado de trabalho com a ambição de subir rapidamente na carreira e alcançar altos salários. Essa foi conclusão do estudo realizado pela Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP, cujo desafio é aproveitar características como a rápida adaptação a mudanças e o questionamento constante aos gestores.
 
Como consultor, acredito que muitos profissionais entram nas empresas para revolucionar processos, incomodar os profissionais de gerações anteriores e trazer novos resultados para as organizações, mas na maioria das vezes não sabem esperar o momento certo da promoção de cargo em suas carreiras.
 
Nascidos no início da década de 80 até meados da década de 90, a geração Y possui algumas características importantes, mas é preciso saber lidar com esses profissionais nas organizações. O modelo de educação oferecido para essa geração recomendava ao jovem que deveria ser mais questionador com figuras de autoridade, fosse na escola ou em casa, lutar pelos seus direitos e adquirir informações com grande facilidade e velocidade.
 
Certamente o profissional da geração Y ingressa nas empresas muito mais preparado do que os profissionais de gerações anteriores, na maioria das vezes proporcionado por uma melhor formação acadêmica ou pelo acesso a todo o tipo de informação que é oferecida pela internet, redes sociais e pelos tradicionais veículos de informação.
 
O grande desafio para as empresas ao lidar com esses jovens, está no desejo por subir na carreira tão rapidamente, que muitas vezes torna-se inviável mantê-lo na equipe. A pressa por altos salários e cargos, pode prejudicar a carreira do profissional, pois muitas vezes seus comportamentos são percebidos como não seguidores das regras, procedimentos e hierarquias.
 
Tenho observado nas organizações que tanto o RH quanto os gestores precisam estar preparados com ferramentas e estruturas bem definidas para receber o profissional da geração Y. Isso porque é possível aproveitar as qualidades de energia, inovação, inconformidade diante de estagnações, adaptação às mudanças ente tantas outras características que esses jovens têm a agregar na empresa.
 
Ignorar o profissional mais antigo, desmerecendo-o ou fazendo comparações com o novo colaborador é um grande erro e um risco para a organização, pois pode criar um ambiente de competitividade interna nociva ao trabalho em equipe e ao mesmo tempo sobre a entrega de resultados.
 
Para aumentar a assertividade na contratação de um profissional geração Y, é importante que desde a entrevista se saiba o que ele almeja e em quanto tempo, quais trabalhos deverá realizar e de que forma será feito. O profissional dessa geração é motivado por uma variedade de desafios, programas de desenvolvimento de carreira, realização de cursos, autonomia entre outros fatores e se entedia facilmente com a rotina.
 
Tendo conhecimento dos anseios do profissional que está ingressando na empresa, o RH e seus gestores podem se preparar melhor para aproveitar suas características, dando um novo gás na equipe e, quando bem trabalhado, pode conseguir uma nova motivação, aumento de produtividade e novos resultados também pelos profissionais mais antigos da organização.
 
Alan Cordeiro é consultor da M&S.
 

Fonte e créditos: Callcenter.inf.br

Atenção: Grande parte do conteúdo divulgado no Blog é oriundo do trabalho realizado pelas Assessorias de imprensa, Marketing, Publicidade e outras áreas das companhias/instituições/associações e afins. Em respeito e direito aos trabalhos, ideias, conteúdos e idealizadores, todo o conteúdo recebido é divulgado na íntegra, ou seja, sem alterações. Em respeito ao desejo do autor e idealizadores, os conteúdos divulgados aqui podem ser excluídos. Para isso, é necessário a formalização do pedido com as informações necessárias de identificação, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O mesmo vale para conteúdos que foram compartilhados de sites/Blog´s, onde sempre cito a fonte, concedo os créditos e divulgo o link de origem da extração da matéria. Caso o autor/idealizador discorde do compartilhamento aqui no Blog, basta formalizar sua solicitação com as informações necessárias, através do e-mail blogdocallcenter@uol.com.br  O Blog do Call Center também não possui nenhuma responsabilidade sobre a veracidade das informações, cabendo ao discordante, entrar em contato diretamente com o responsável pelo artigo/notícia, através do link informado na matéria/artigo/notícia.

Contato

Blog do Call Center São Paulo - SP - Brasil contato@blogdocallcenter.com.br